Publicidade
SÃO PAULO – Em carta a Sergio Marchionne, membro da diretoria do banco suíço UBS, Luqman Arnold, ex-presidente da instituição, afirmou que a companhia deveria considerar a venda da unidade de Asset Management para levantar capital.
Arnold, que possui 0,7% do banco através da Olivant Advisers, também propôs a separação dos negócios de Wealth Management e Business Banking do banco de investimento.
As sugestões foram feitas após o UBS ter reportado resultado preliminar do primeiro trimestre de 2008, com prejuízo líquido de US$ 11,9 bilhões. Ademais, o banco teve cerca de US$ 38 bilhões em baixas contábeis relativas a securitização de crédito no ano passado, o que cortou seu valor de mercado pela metade.
Análise de Ações com Warren Buffett
Outras considerações
O ex-presidente também se mostrou contra a nomeação do advogado Peter Kurer para o cargo de CEO após a saída de Marcel Ospel, que foi anunciada no início do mês. Arnold pediu ainda que Marchionne ocupe o cargo até que o UBS encontre algum especialista para assumir a vaga.
Na carta, Arnold ainda solicitou um encontro antes da reunião anual do banco, programada para o dia 23 deste mês, para discutir as questões levantadas por ele.
A assessoria do banco informou que a diretoria revisará a carta e se pronunciará de uma forma apropriada. Enquanto isso, os analistas dizem que devido ao antigo status de Arnold, as considerações devem gerar impacto nas decisões do banco.