Ex-BNDES, Luciano Coutinho negocia volta para sua antiga consultoria

Na noite de quarta-feira, a diretoria da LCA enviou um comunicado a clientes para esclarecer os fatos

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sob os governos Lula e Dilma, Luciano Coutinho está em negociação para retornar à consultoria que fundou em 1995, a LCA Consultores, uma das maiores do país. Nesta quarta-feira (8), o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, informou que nove meses após deixar o comando do banco de fomento, ele voltará a despachar no antigo local de trabalho.

Ainda na noite de quarta, a diretoria da LCA enviou um comunicado a clientes para esclarecer os fatos. Informou que Coutinho saiu da sociedade em 2007 e vendeu todas as suas cotas aos demais sócios para assumir a presidência do BNDES. “Não há um compromisso de retorno. Neste momento estamos conversando sobre a possibilidade de voltarmos a trabalhar juntos, e não há prazo ou data esperada para que uma decisão seja tomada”, diz o texto.

Coutinho foi um dos cinco sócios fundadores da LCA, ao lado de Luiz Gonzaga Belluzzo, Christian Andrei, Fernando Sampaio e Bernard Appy. Segundo um perfil do economista elaborado pela Revista Época Negócios em 2009, a sigla não é uma abreviação de Luciano Coutinho e Associados, como o mercado acreditou por alguma tempo, mas significaria “Los Cinco Amigos”. A intenção era “homenagear” os quadrinhos underground “Los Três Amigos”, do trio de cartunistas Angeli, Glauco e Laerte.