Even (EVEN3) reduz exposição à Melnick (MELK3) por meio de troca de ações; analistas veem transação como positiva

Operação aumentará relevância para a Even no mercado da cidade de São Paulo, que analistas consideram mais atraente

Equipe InfoMoney

Melnick (Foto: Divulgação)

Publicidade

A Even (EVEN3) anunciou na última sexta-feira (21) que a empresa aceitou uma proposta do acionista não controlador Puras Holland Park para negociar 14.322.649 ações da Melnick (MELK3) (6,9% do total) detidas pela Even em troca de 8.710.00 ações EVEN3 (4,1% do total) detidas pela Puras, totalizando uma troca líquida de R$ 60 milhões para cada parte.

Além disso, outros elementos da troca incluíram: (i) após esta transação, a Even deterá cerca 38% do total de ações da MELK3 (de 44,5% antes da troca de ações); (ii) não haverá mudanças no acordo de acionistas ou no controle acionário; e (iii) o valor da troca de ações foi baseado nos valores contábeis de cada empresa.

O Bradesco BBI destaca que a relação de troca foi baseada no valor contábil de cada empresa; como ambas as ações são negociadas atualmente a um múltiplo P/VPA (preço sobre valor patrimonial por ação) semelhante (de 0,8 vez), o negócio é neutro do ponto de vista de valuation.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Entretanto, consideramos a negociação marginalmente positiva para os acionistas da Even, pois reduzirá a exposição da Even às operações da Melnick em Porto Alegre, ao mesmo tempo em que aumentará sua relevância para o mercado da cidade de São Paulo, que consideramos mais atraente”, avaliam os analistas, que possuem recomendação outperform (exposição acima da média do mercado, equivalente à compra), com preço-alvo de R$ 7.

Para o Itaú BBA, a transação é neutra. A relação de troca foi determinada com base no valor patrimonial da empresas e é economicamente neutra.

“Observamos que EVEN3 é negociada a 0,77 vez o P/VPA e MELK3 a 0,76 vez (com relação ao último preço de fechamento). Apesar disso, saudamos a operação, pois aumenta a exposição dos acionistas da Even ao mercado paulista e proporciona aos investidores mais flexibilidade para definir sua exposição aos mercados de SP ou RS. Além disso, a redução no free float da Even (após o cancelamento das ações recebidas) dificilmente terá impacto significativo na liquidez, tendo em vista que as ações recebidas da Pura já não estavam negociadas ativamente”, avaliam os analistas do banco.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Citi, dado que se trata de uma troca de ações não solicitada, espera que mesmo os acionistas minoritários tenham a opção de rejeitar a proposta atual ou pedir melhores condições nas quais o valor monetário das ações que recebam seja maior, e não menor, do que as ações entregues.