Publicidade
SÃO PAULO – Os preços dos Treasuries registraram alta nessa sexta-feira (2), com os investidores esboçando preocupações em relação à situação europeia. O mercado ainda demonstra desconfiança em relação aos esforços dos governos da região para amenizar a crise da dívida, levando assim a uma maior procura pelos títulos norte-americanos.
Durante a manhã, a chanceler alemã Angela Merkel anunciou a sua intenção em se atingir uma integração fiscal na União Europeia, em tema que será discutido com o presidente francês Nicolas Sarkozy na próxima segunda-feira. Sarkozy já havia pedido por mais “disciplina” aos países endividades na véspera, demonstrando que também deseja a reforma.
O mercado também refletiu a possibilidade de que os bancos centrais da Europa possam emprestar de € 150 bilhões a € 200 bilhões ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Esse dinheiro serveria para para combater a crise da dívida na Itália e na Espanha.
EUA
A divulgação do relatório de emprego dos EUA animou os mercados, ao mostrar que a taxa de desemprego teve acentuada queda de 0,4 p.p. em novembro, atingindo a marca de 8,6%, contrário a expectativa do mercado, que esperava manutenção da taxa em 9%. Porém, não foi suficiente para diminuir a procura pelos Treasuries – ativos considerados mais seguros pelos investidores.
Yields
Os títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, principal referencial de juros a longo prazo nos EUA, fecharam esta sexta-feira com rendimento de 2,05%. Por sua vez, os títulos de 5 anos rendiam 0,97% e os de 30 anos 3,03%.
No fechamento de quinta-feira os rendimentos dos principais títulos do tesouro norte-americano foram 2,11%, 0,92% e 3,12% respectivamente, como mostra a tabela abaixo:
Continua depois da publicidade
| Título | % Atual | % Anterior | Diferença |
|---|---|---|---|
| 5 anos | 0,97 | 0,92 | -0,05 |
| 10 anos | 2,05 | 2,11 | -0,06 |
| 30 anos | 3,03 | 3,12 | -0,09 |