Euro apresenta maior cotação em seis meses frente ao dólar

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A cotação do euro atingiu hoje US$ 0,9449, seu ponto mais alto em seis meses frente ao dólar. O principal motivo está associado à especulação em torno da rápida desaceleração da economia dos EUA e da consequente perspectiva de quedas nas taxas de juros norte-americanas, aumentando o fluxo de recursos dos EUA para a Europa.
No ano passado, o euro acumulou queda de 6,6% em relação ao dólar. Contudo, a valorização da moeda européia de junho de 2000 até hoje foi de 8,53%. Somente em dezembro o euro subiu 8,01%, apoiado pela perspectiva de queda nos juros norte-americanos após a divulgação de uma série de indicadores que apontaram um menor ritmo de atividade econômica nos Estados Unidos.

O euro também tem apresentado fortes ganhos em relação ao iene, atingindo sua cotação mais alta nos últimos dez meses, também como consequência da perspectiva de estagnação econômica no Japão em 2001. A moeda européia valorizou-se 9,5% em relação à divisa japonesa desde o início de dezembro, sendo cotado há instantes a 108,16 ienes por euro.

Compartilhe