EUA reduzem tarifa especial sobre aço da Turquia de 50% a 25%

Há cerca de um ano, Washington impôs tarifas ao aço e alumínio comprados da Turquia e de vários outros países, invocando a lei de segurança nacional

Estadão Conteúdo

Publicidade

O governo dos Estados Unidos decidiu reduzir uma tarifa especial sobre importações de aço da Turquia para 25%, segundo comunicado da Casa Branca, depois de elevá-la para 50% no segundo semestre do ano passado.

Há cerca de um ano, Washington impôs tarifas ao aço e alumínio comprados da Turquia e de vários outros países, invocando a lei de segurança nacional.

Posteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, elevou a tarifa sobre o aço turco para 50%, em agosto, após entrar em desavença com o regime da Turquia por causa da detenção de um pastor evangélico americano naquele país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em outubro, a Turquia decidiu libertar o pastor, Andrew Brunson, e os governos dos dois países concordaram em ampliar o comércio bilateral.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Casa Branca anunciou que irá reduzir a tarifa sobre o aço turco para 25%, a partir da próxima terça-feira (21), igualando-a ao encargo imposto a outras economias, incluindo a União Europeia.

A Casa Branca atribuiu a decisão ao forte declínio das importações de aço turco pelos EUA e à melhora da utilização da capacidade da indústria americana para “aproximadamente o nível” desejado pelo Secretário do Comércio, Wilbur Ross.

Continua depois da publicidade

“Esse nível, se mantido por um período apropriado, irá melhorar a viabilidade financeira da indústria siderúrgica doméstica no longo prazo”, diz o comunicado.