EUA: preços da gasolina caem, mas alívio pode ser apenas temporário

Tom Kloza, chefe global de análise de energia da OPIS, disse que espera que a demanda aumente no final deste mês

Estadão Conteúdo

(Foto: Bloomberg)

Publicidade

O preço da gasolina nos EUA caiu por 24 dias consecutivos depois de bater um recorde no mês passado. Mas analistas acreditam que os preços podem subir novamente se a demanda dos motoristas aumentar e a oferta for restrita.

O custo médio de um galão de gasolina ficou US$ 4,72 na sexta-feira. Isso representa cerca de 6% desde que os preços atingiram seu ponto mais alto, US$ 5,02, em 14 de junho, de acordo com dados da OPIS, um provedor de dados e análises de energia.

A queda se deve principalmente à diminuição da demanda na bomba, de acordo com um relatório divulgado esta semana. O aumento da oferta e os preços mais baixos do petróleo também contribuíram para a recente queda nos preços. Os contratos futuros de petróleo bruto recuaram cerca de 14% no mês passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As vendas de gasolina que antecederam o Dia da Independência dos Estados Unidos ficaram abaixo dos anos anteriores. A demanda por gasolina caiu cerca de 7% na semana encerrada em 2 de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da OPIS. A demanda naquela semana caiu cerca de 13% em comparação com o mesmo período de 2019. Em meados de maio, a demanda por gasolina caiu para seus níveis mais baixos em quase uma década, segundo dados do governo americano.

Os preços podem continuar caindo se as tendências continuarem. No entanto, “julho é tipicamente o mês mais pesado para a demanda, já que mais americanos pegam a estrada, então essa tendência de afrouxar os preços pode ter vida curta”, disse o porta-voz da Associação Automibilístia Americana (AAA), Andrew Gross, em comunicado.

Alguns americanos estão mudando seus hábitos de direção à medida que o custo da gasolina e de muitos bens e serviços aumentou. Marc Pellegrino disse que não faria uma viagem cruzando o país que ele e sua família fizeram nos últimos dois anos, por causa da pressão na bomba. “Na verdade, foi um momento de sorte para fazer uma pequena viagem de carro”, disse o morador de Nova York.

Continua depois da publicidade

Tom Kloza, chefe global de análise de energia da OPIS, disse que espera que a demanda aumente no final deste mês, impulsionada pelos preços mais baixos da gasolina e recentes interrupções nas viagens aéreas domésticas.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.