EUA lançam sua maior bomba não-nuclear no Afeganistão

O ataque ocorreu às 19h locais, na província de Nangarhar, região muito próxima da fronteira com o Paquistão

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Uma semana após o lançamento de 59 mísseis contra uma base aérea na Síria, os Estados Unidos soltaram, no fim da manhã desta quinta-feira (13), sua maior bomba não-nuclear no Afeganistão, sob a alegação de ataque a alvos do Estado Islâmico.

De acordo com a rede CNN, que cita militares norte-americanos com conhecimento na missão, o ataque usando a GBU-43/B — conhecida como a “mãe de todas as bombas” — ocorreu às 19h locais (11h30 horário de Brasília), em Achin, localizado na província de Nangarhar, região muito próxima à fronteira com o Paquistão.

Segundo a reportagem, a bomba foi lançada de uma aeronave MC-130, operada pelas Forças Aéreas Especiais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O porta-voz do Pentágono, Adam Stump disse que foi a primeira vez que esse aramamento, com 11 toneladas de explosivos, foi usado em combate. Stump diz que o ataque ocorreu a um complexo de túneis subterrâneos que se acredita ser usado pelo Estado Islâmico.

Veja abaixo o vídeo com o teste da bomba, conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em 2003:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.