Investigação

EUA investiga frigoríficos, incluindo JBS, por prática antitruste

As intimações acontecem após as acusações criminais feitas em 3 de junho contra quatro executivos de empresas de processamento de frango

arrow_forwardMais sobre

(Bloomberg) — O Departamento de Justiça dos EUA está exigindo formalmente informações dos quatro maiores frigoríficos do país sobre possíveis violações antitruste, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, colocando ainda mais em foco a indústria já amplamente afetada por paralisações devido ao coronavírus.

A divisão antitruste do departamento enviou demandas civis de investigação, semelhantes a intimações, às empresas e está conversando com os procuradores gerais sobre a investigação depois que um grupo de estados pediu investigação, disse a pessoa, que não quis ser identificada porque o inquérito é confidencial.

O setor é altamente consolidado. Quatro empresas – Tyson Foods Inc., JBS SA, Cargill Inc. e National Beef Inc. – controlam cerca de 80% do mercado de processamento de carne bovina dos EUA. A concentração cria preocupações sobre seu poder de precificação com produtores. As empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

PUBLICIDADE

As intimações do Departamento de Justiça aos frigoríficos acontecem após as acusações criminais feitas em 3 de junho contra quatro executivos de empresas de processamento de frango, incluindo o chefe de Pilgrim’s Pride Corp., o segundo maior produtor de frango da América.

Os EUA estão enfrentando uma crise de carne depois que a pandemia do novo coronavírus adoeceu milhares de trabalhadores em matadouros e obrigou as fábricas a fechar. A queda da produção criou gargalos que se espalham por toda a cadeia de suprimentos.

As interrupções levaram à escassez de carne e a preços mais altos, mesmo depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem para manter as fábricas funcionando. Sem ter para onde enviar animais prontos para o mercado, os criadores de suínos devem sacrificar milhões de porcos, enquanto os criadores de gado retêm animais ou os enviam para pastagens.

O Segredo das Tesourarias: aprenda como lucrar da mesma forma que os bancos em um curso gratuito do analista e matemático Su Chong Wei