Oferta

EUA anunciam liberação de 1 milhão de barris por dia das reservas nacionais de petróleo

A medida valerá por seis meses e é parte dos esforços do governo para conter a escalada dos preços de energia

Por  Estadão Conteúdo -

A Casa Branca confirmou, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (31), que os Estados Unidos vão liberar 1 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) das reservas nacionais, em média, por seis meses. A medida é parte dos esforços do governo para conter a escalada dos preços de energia, na esteira da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo a nota, o volume representa a maior liberação de estoques da história. “Este lançamento recorde proporcionará uma quantidade histórica de oferta para servir de ponte até o final do ano, quando a produção nacional aumentar”, explica.

O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciará a política em discurso marcado para as 14h30 (horário de Brasília).

Washington afirma que coordena os passos com aliados, o que deve promover aumento ainda mais acentuado de petróleo disponível no mercado.

O governo acusa empresas do setor energético dos EUA de não subirem a produção com objetivo de maximizar os lucros. Nesse contexto, Biden deve pedir ao Congresso que aprove um legislação para cobrar uma taxa sobre poços que as companhias não usam há anos e sobre terrenos públicos onde não há produção.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe