Estudo mostra que famílias dos EUA visam aposentadoria nas aplicações em fundos

Levantamento, que mapeia perfil dos aplicadores norte-americanos em 2008, revela mudanças em relação ao período antes de 1990

Publicidade

SÃO PAULO – A família é sustentada por um individuo que tem, em média, 49 anos. Ele trabalha e tem salário mediano. Aplica em mais de uma categoria de fundos de investimento, sobretudo os de ações. O objetivo: garantir a aposentadoria.

Este é o perfil da maioria dos lares norte-americanos que alocou seu patrimônio em fundos de investimento no ano passado, segundo estudo divulgado pela ICI (Investment Company Institute), que não leva em consideração os fundos de pensão.

De acordo com os dados, cerca de dois terços das pessoas que aplicaram dinheiro em fundos desde o ano 2000 visam assegurar um plano de previdência privada. Antes de 1990, apenas metade detinha essa concepção.

Continua depois da publicidade

Outros

A pesquisa anual do instituto conclui que normalmente os detentores de posições na indústria de fundos daquele país possuem outros tipos de investimentos. Cerca de 43% do total investe em ações em bolsa; e 28% no setor imobiliário.

Tópicos relacionados