Grande oportunidade

Estrategista veterano recomenda aposta em moedas emergentes, incluindo o real

Charlie Robertson, economista-chefe global da Renaissance Capital, apontou que gosta particularmente do rand sul-africano, do peso mexicano e do real

Aprenda a investir na bolsa

(Bloomberg) – As moedas de mercados emergentes agora oferecem a melhor oportunidade de compra em mais de duas décadas, de acordo com Charlie Robertson, economista-chefe global da Renaissance Capital.

O estrategista de Londres disse que gosta particularmente do rand sul-africano, do peso mexicano e do real, que são as três principais moedas mais atingidas neste ano. Sua aposta otimista tem como base valuations historicamente baratos, apoio financeiro de bancos multilaterais e a perspectiva de dólar mais fraco. Ao mesmo tempo, ele disse que o petróleo pode subir para US$ 45 ou US$ 50 o barril no “médio prazo”, impulsionando ativos como o rublo da Rússia.

“É o melhor momento para comprar em mercados emergentes em mais de 20 anos”, disse Robertson, de 48 anos, em entrevista na segunda-feira. “Esta é a oportunidade mais barata desde a última vez em que todos passaram a odiar os mercados emergentes após a crise asiática e o default russo.”

Aprenda a investir na bolsa

Robertson, que recebeu aplausos por uma aposta em títulos romenos no final dos anos 90 bem como por uma aposta no rand da África do Sul em 2016, está no grupo que rema contra a maré ao destacar pechinchas em mercados emergentes, mesmo quando alguns dos maiores gestores do mundo alertam para mais perdas. O índice MSCI de moedas de países em desenvolvimento caiu para a mínima de três anos no mês passado, e as moedas preferidas de Robertson da África do Sul, México e Brasil testam níveis recordes de baixa.

Essas ondas vendedoras podem reverter em breve, segundo a Renaissance Capital, que espera que o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial resgatem muitos países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, o presidente dos EUA, Donald Trump, deve pressionar por um dólar mais barato.

“São níveis de valuation impressionantes”, disse Robertson.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!