estiagem

Estiagem provoca incêndios e destrói agricultura em Roraima

Estado vive a pior estiagem dos últimos 20 anos, nos últimos 30 dias foram registrados mais de 1.700 focos de incêndio

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Roraima vive a pior estiagem dos últimos 20 anos. Já são 13 cidades em situação de emergência. O tempo seco tem provocado incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos 30 dias foram registrados mais de 1.700 focos de incêndio no Estado, valor 233% superior ao registrado nesta mesma época do ano passado. 

No município de Caracaraí, região sul de Roraima, áreas de produção de melancia e banana foram totalmente destruídas pelo fogo neste feriado de carnaval. Os prejuízos estão sendo contabilizados, mas o produtor estima que cerca de 5 mil pés de banana foram perdidos. 

Para ajudar a população e a agricultura, que registra perdas significativas, o Governo do Estado começou a escavação de cacimbas para captação de água, que vão atender cerca de 70 mil pessoas nos 13 municípios em situação de emergência. 

PUBLICIDADE

O Governo ainda disponibilizou aos agricultores e pecuaristas afetados pela estiagem uma linha de crédito especial, com juros a partir de 0,25% ao mês. O objetivo é investir cerca de R$ 2 bilhões para subsistência dos moradores e recuperação da agricultura local.