Satisfação

Esses 10 países possuem a maior parcela de cidadãos prósperos do mundo

Os EUA não estão no top 10 da última lista da Gallup; nem o Brasil

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

(SÃO PAULO) – O velho ditado que afirma que dinheiro não é tudo segue verdadeiro.

O mais recente ranking de bem estar da Gallup-Healthways nomeia o Panamá – estreito com uma das maiores rotas marítimas do mundo – como o melhor lugar para se estar, juntamente com seus vizinhos da América Central. O número de panamenhos é metade da população de Nova York, mas parece que eles vivem melhor, mesmo que seu PIB per capita seja de US$11,036, um quinto do dos EUA.

Aprenda a investir na bolsa

Os resultados têm base em 146.000 entrevistas com adultos em 145 países e áreas durante 2014. Os participantes responderam 10 questões sobre ambições, posição social, finanças, onde vivem e saúde física.

Sabendo disso, os resultados podem ser surpreendentes. Porto Rico não está perto de falir? A Guatemala não tem uma das maiores taxas de assassinatos do mundo?

A pesquisa serve para lembrar que dados objetivos nem sempre são a melhor maneira de medir o bem estar de um país. Nuances podem se perder. Em finanças, por exemplo, a questão não é tanto o quanto você ganha, mas se você tem dinheiro o suficiente para cobrir suas necessidades, e se você fica estressado com a questão.

Veja a Europa: crescimento lento, poucas perspectivas de empregos para a juventude. Ainda assim, no que diz respeito ao bem estar financeiro, os cidadãos parecem os mais satisfeitos com sua posição na vida.

Reportagem de Flavia Krause-Jackson e Sanwon Yoon

PUBLICIDADE

Traduzido por Paula Zogbi