Esqueça cobre e ouro: manganês dobra de valor e é metal com maior alta em 2024

Os preços do minério de manganês de quase dobraram desde o início do ano

Bloomberg

Manganês (Foto: Bloomberg)
Manganês (Foto: Bloomberg)

Publicidade

(Bloomberg) — O manganês, um ingrediente essencial para a produção de aço, superou o cobre, o ouro e muitas outras commodities este ano, após um ciclone interromper as exportações da segunda maior mina do mundo em março. Os preços do minério de manganês de 44% de teor quase dobraram desde o início do ano, superando os ganhos de 15% no cobre, 12% no ouro e quase 30% no estanho.

Um ciclone atingiu a operação da Groote Eylandt Mining Co. (GEMCO), no norte da Austrália, danificando infraestrutura chave de portos e transporte e interrompendo as exportações de alto teor. As remessas provavelmente permanecerão suspensas até 2025. A South32 Ltd. possui 60% da GEMCO e a Anglo American Plc, 40%.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Embora relativamente pouco conhecido, o manganês é importante na produção de aço para fortalecer o metal e reduzir sua fragilidade. O manganês também é usado em baterias e na fabricação de ligas de alumínio.

O aumento nos preços do manganês demorou para ser observado devido aos estoques em outros lugares que amorteceram os preços, segundo o analista da Benchmark Mineral Intelligence, Zach Parsons. O choque de oferta impactou os preços do minério em abril e levou um tempo para se refletir em outros produtos de manganês, disse ele.

As restrições de oferta e os preços elevados continuarão até que a GEMCO volte a operar, disse Parsons.

Continua depois da publicidade

Os altos preços levaram mineradoras de manganês puro a vender material de menor qualidade. A Element 25 Ltd., listada na ASX, informou aos acionistas esta semana que a produção de minério a esses preços “apresenta uma oportunidade de gerar fluxo de caixa de curto prazo”. A produtora pode vender estoques de manganês de menor qualidade de seu projeto Butcherbird, que é lucrativo no mercado atual.

Outras empresas podem acelerar projetos em fase de desenvolvimento. “Mineradoras que já planejavam iniciar operações podem adiantar seu cronograma para aproveitar os preços mais altos este ano, mas esse é um número pequeno de produtores que seria insuficiente para preencher a lacuna de oferta”, disse Parsons.

© 2024 Bloomberg L.P.