Esperanças com “abismo fiscal” impulsionam ações asiáticas

Contraproposta de Obama aos republicanos deve ajudar o país a definir mais rapidamente as negociações

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – As ações asiáticas e outros ativos de risco subiram nesta terça-feira, com sinais de compromisso alimentando otimismo de que as negociações orçamentárias do “abismo fiscal” norte-americano podem ser acertadas antes que aumentos de impostos e cortes de gastos comecem a valer no início do ano que vem.

As diferenças sobre como resolver o abismo fiscal estreitaram-se significativamente na segunda-feira à noite, uma vez que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma contraproposta aos republicanos que inclui uma mudança importante na posição sobre o aumento de impostos para ricos, de acordo com uma fonte familiar com as negociações.

“O mercado verá qualquer avanço nas negociações como positivo para a confiança, que tem sido abatida por fluxos diários de briga política”, afirmou o operador de vendas do CMC Markets Ben Taylor em relatório.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às 7h50 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,21 por cento, acompanhando ganhos das ações globais na segunda-feira. O índice interrompeu uma sequência de oito dias de ganhos na segunda-feira com investidores realizando lucros após o rali da semana passada.

As ações regionais também tomaram um direcionamento a partir de fatores locais.

As ações australianas ganharam 0,48 por cento, atingindo o maior nível em 17 meses, com o setor de recursos básicos em alta devido a um aumento nos preços do minério de ferro para a máxima em cinco meses.

Continua depois da publicidade

As ações de Seul avançaram 0,51 por cento, mas chegaram a ter desempenho inferior a outros índices da região, ao passo que investidores estavam relutantes em formar posições antes da eleição presidencial da Coreia do Sul na quarta-feira.

No Japão, o índice Nikkei subiu 0,96 por cento, para o maior nível em oito meses e meio, e encerrou próximo da marca técnica de 10 mil pontos, com o sentimento impulsionado pela ampla vitória do conservador Partido Liberal Democrata no domingo.

O mercado teve ligeira queda de 0,08 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan subiu 0,16 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,10 por cento. Cingapura encerrou praticamente estável, com queda de 0,06 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional de Victoria Thieberger em Melbourne e Manash Goswami e Melanie Burton em Cingapura)