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O papel dos influencers nas redes sociais, especialmente no Instagram, vem sendo cada vez maior, sobretudo na disseminação de informações sobre o universo trading. O assunto foi tema de um painel na Arena Trader, montada na Expert XP 2024, que acontece nesta sexta e sábado, em São Paulo.
Daniel Braga, da Nomos, lembra que quando começou no trade não tinha quem propagasse informação sobre a atividade. A rede social Instagram foi uma das que permitiram maior trabalho nessa direção.
“Tem um tipo de influenciador que tem a ver com o negócio”, destaca Daniel Braga, em referência ao perfil de quem busca atuar no nicho trader.
Compliance rigoroso
Por outro lado, ele aponta que a Nomos tem uma área de compliance rigorosa para o ingresso de influencer na empresa.
“Se consegue perceber se ele está bem-intencionado. Mas tem passar também pelo nosso compliance. Basta um influencer para acabar com sua marca. É muito perigoso”, alerta.
Ele diz que há um time envolvido entendendo o que pode ser feito no auxílio ao trader.
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“Estamos trabalhando pessoas que estão em assessoria. O mercado tem essa dificuldade (de formar influenciadores)”, diz. “Nosso lema é formar melhores investidores”, afirma.
Roberto Indech, Head Relações Institucionais de Renda Variável da XP, considera a atividade de influencer importante hoje e afirma que sua área busca a todo tempo formar novos influenciadores.
No entanto, ele ressalta também que o processe de seleção deve ser rigoroso, pois não é incomum também atrair influenciadores que acabam não tendo uma relação adequada com a empresa e, principalmente, os traders.
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Influencer tem que ser autêntico
Nathan Laurino, também da XP, crê que o influenciador dita comportamento hoje. “Ele tem sido cada vez mais significativo”, diz. Para ele, o mais importante é possuir características que reúnem autenticidade e insuspeição.
“Ele tem que ser genuíno. E passar a percepção que não está ali para vender”, afirma. “Influencer não é só para estimular a abertura de conta (na corretora), mas valorização da marca. É um canal de mídia”, destaca.
Nathan ressalta que o trade é um “nicho de mercado, de comunidade, que um influencer pequeno consegue fazer um resultado grande”.
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“Trade é uma oportunidade sedutora. Passa pelo comportamento das pessoas”, afirma. Mas ele vê como um negócio técnico, que exige preparo e capacidade para influenciar corretamente as pessoas.
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