Espanhola Telefónica vende bônus da Telecom Italia por lucro, diz fonte

A decisão ocorre enquanto a Telefónica e três investidores italianos estão desmantelando o acordo de acionista da Telco, que controlou a Telecom Itália por 7 anos via uma fatia de 22,4%

Reuters

Publicidade

MADRI/MILÃO – A Telefónica vendeu bônus conversíveis em ações da Telecom Italia, disse uma fonte do grupo espanhol nesta sexta-feira, levantando questionamentos no mercado sobre seu compromisso com a companhia italiana de telefonia.

A decisão ocorre enquanto a Telefónica e três investidores italianos estão desmantelando o acordo de acionista da Telco, que controlou a Telecom Itália por sete anos via uma fatia de 22,4 por cento, abrindo caminho para novos investidores na empresa de telefonia.

A fonte da Telefónica disse que o grupo vendeu os bônus por 139 milhões de euros (190 milhões de dólares) por “razões financeiras”, tendo inicialmente investido 103 milhões de euros nos papéis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Analistas disseram que a venda pode significar que o compromisso do grupo com a Telecom Itália está diminuindo em face das preocupações dos reguladores antitruste no Brasil, onde a Telefónica e a Telecom Itália são competidores diretos.

No país, a Telefónica é dona da Vivo (VIVT4), enquanto a Telecom Itália controla a TIM Participações (TIMP3).

“A venda de bônus, mesmo se apoiada por uma forte alta do preço dos papéis, levanta questões sobre o futuro papel da Telefónica como acionista da Telecom Itália”, disse o analista do ICBPI, Stefano Vulpiani, em comunicado.

Continua depois da publicidade

Em 16 de junho, os sócios italianos da Telefónica exerceram sua opção de sair da Telco, uma iniciativa que deixaria a Telefónica como a maior acionista da Telecom Itália com uma fatia de quase 15 por cento.

Vender os bônus significa que a Telefónica irá diluir sua fatia uma vez que estes são conversíveis em ações da Telecom Itália em novembro de 2016. No total, os bônus valem 1,3 bilhão de euros.

A Telefónica comprou os bônus em novembro de 2013, alguns meses depois de aumentar sua fatia na Telco. Esse aumento levou reguladores no Brasil a pedir que a Telefónica reduzisse sua presença no país.

Continua depois da publicidade

Sair de todos os seus investimentos na Telecom Italia ao mesmo tempo é uma opção para a Telefónica cumprir as demandas das autoridades brasileiras.

Na tarde desta sexta-feira, as ações da Telecom Italia caíam 2,2 por cento, para 0,93 euro em Milão, enquanto em Madri a Telefónica caía 0,2 por cento, e o índice de telecomunicações na Europa caía 1 por cento.