Tecnologia

Escritórios da Amazon terão florestas e casas em árvores

Ideia é melhorar a produtividade dos funcionários

SÃO PAULO – A Amazon, gigante das compras online de Jeff Bezos, tem planos bastante fora do padrão para seus novos escritórios. A empresa construirá uma série de “estufas” em Seattle, onde começa a plantar sementes de mais de 3 mil espécies para criar um ambiente de selva com casas em árvores.

De acordo com o horticulturista da empresa, Ron Galiardo, consultado pelo New York Times, a ideia é criar tanto algo para a vizinhança, além de aumentar a produtividade de seus funcionários.

As “esferas”, como são chamadas as construções pela Amazon, usam da inovação da companhia para criar ambientes altamente tecnológicos e serão inauguradas em 2018. Haverá, por exemplo, casas na árvore, paredes feitas de videiras, orquídeas do Equador, plantas carnívoras e córregos, tudo internamente.

Projeto da nova sede da Amazon

“A ideia toda era fazer com que as pessoas pensem mais criativamente, talvez venham com uma nova ideia que não tivessem se estivessem apenas em seus escritórios”, disse ao NYT o arquiteto-chefe do projeto, Dale Alberda, da NBBJ.

Plantas melhoram a qualidade do ar e pesquisas sugerem que podem ser benéficas à saúde mental das pessoas. A Apple também usou da flora em seu favor ao plantar cerca de 8 mil árvores em sua sede em forma de nave espacial.