Publicidade
SÃO PAULO – A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) informou nesta quinta-feira (15) o encerramento do processo de cadastramento para o Leilão de Energia Nova A-5, que será promovido pelo governo federal em dezembro deste ano. De acordo com a entidade, o processo registrou um “número expressivo de empreendimentos interessados”.
No total, foram cadastradas 81 usinas para o leilão, no qual as empresas distribuidoras contratarão energia elétrica a partir de novos empreendimentos, visando atender seus mercados consumidores no ano de 2014.
A fonte com o maior número de usinas inscritas foi o gás natural, com 49 usinas, seguido pelas PCHs (pequenas centrais hidrelétricas), com 12 usinas, e pelas hidrelétricas, com 7 usinas. Juntos, os 81 empreendimentos inscritos representam 19.168 MW.
Não perca a oportunidade!
Leilão
Apesar de avaliar positivamente o elevado número de usinas inscritas para o leilão, o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, se preocupa com o fato de as hidrelétricas cadastradas não terem obtido a licença ambiental prévia (uma pré-condição para que os empreendimentos possam ser licitados). “A qualidade da energia que se contratará no leilão está agora nas mãos da área ambiental”, avaliou.
De acordo com a EPE, a energia elétrica proveniente de hidrelétricas e de PCHs será objeto de CCEAR (Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado) na modalidade por quantidade de energia com prazo de duração de 30 anos.
Já a energia proveniente de outras fontes, como gás natural e carvão mineral, será objeto de CCEAR na modalidade por disponibilidade de energia, com prazo de duração de 15 anos.