Publicidade
Os mercados iniciam a sessão desta terça-feira (23) atentos a uma agenda carregada de indicadores no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque é a divulgação do IPCA-15 de dezembro, às 9h. A prévia da inflação é vista como um termômetro relevante para a dinâmica dos preços no curto prazo. A mediana das projeções aponta para alta de 0,29% no mês, com a taxa acumulada em 12 meses em 4,43%.
Do lado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro concede primeira entrevista desde que foi preso. O portal Metrópoles fará transmissão ao vivo no YouTube, às 11h.
No ambiente internacional, a atenção se concentra nos Estados Unidos, onde uma série de dados será divulgada ao longo da manhã. Às 10h30, saem os números de bens duráveis de outubro, com expectativa de queda de 1,5%, além da leitura final do PIB do terceiro trimestre, projetada em crescimento anualizado de 3,2%, reforçando o quadro de resiliência da economia americana. No mesmo horário, o USDA publica os dados semanais de exportações de grãos, relevantes para o mercado de commodities.
Aproveite a alta da Bolsa!
Mais tarde, às 11h15, será divulgada a produção industrial de novembro, com previsão de leve alta de 0,1%, enquanto ao meio-dia saem os dados de confiança do consumidor, esperada em 92 pontos, e de novas moradias, indicadores importantes para avaliar o consumo e o setor imobiliário. No fim do dia, às 18h30, o mercado acompanha os estoques semanais de petróleo medidos pelo API.
Agenda
Às 9h30, Lula participa da cerimônia de transmissão de cargo e posse do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, marcando a formalização da troca no comando da pasta. Em seguida, às 11h, Lula acompanha a assinatura do decreto que trata do reconhecimento, da valorização e da promoção da cultura gospel como manifestação cultural nacional, iniciativa com impacto simbólico e institucional na área cultural. No período da tarde, às 15h, o presidente se reúne com a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, em encontro voltado à coordenação interna do governo.
Brasil
Continua depois da publicidade
9:00 IPCA-15
EUA
- 10:30 Bens duráveis Outubro
- 10:30 PIB 3º tri
- 10:30 Exportação de grãos (USDA) Semanal
- 11:15 Produção industrial Novembro
- 12:00 Confiança do consumidor Dezembro
- 12:00 Novas moradias Outubro
Internacional
Venezuela
O carregamento de petroleiros na Venezuela diminuiu nesta segunda-feira (22), com a maioria dos navios transportando cargas de petróleo apenas entre portos domésticos após ações dos Estados Unidos contra mais dois navios, enquanto a empresa estatal de energia PDVSA luta para se recuperar de um ataque cibernético, mostraram dados e fontes de rastreamento.
A Guarda Costeira dos EUA apreendeu neste mês um superpetroleiro sob sanções que transportava petróleo venezuelano e tentou interceptar mais dois navios relacionados à Venezuela no fim de semana, informaram autoridades norte-americanas. Um deles é um navio vazio sob sanções dos EUA e o outro é um petroleiro não sancionado e totalmente carregado com destino à China.
Programa nuclear do Irã
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (22) que vai discutir as atividades nucleares do Irã com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump durante sua visita na próxima semana. Netanyahu disse, em coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, e o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, em Jerusalém, que Israel está ciente de que o Irã realizou ‘exercícios’ recentemente.
Brasil
Augusto Heleno
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (22) prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Heleno deverá usar tornozeleira eletrônica e entregar os passaportes. Além isso, o militar está proibido de usar telefone celular e acessar as redes sociais.
Continua depois da publicidade
Novo ministro do Turismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá posso nesta terça-feira ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB). Feliciano irá substituir Celso Sabino. A troca foi anunciada por Lula na semana passada acontece após Sabino ser expulso do União Brasil por desobedecer a ordem da legenda de deixar seu cargo no governo.
Corporativo
Possível IPO
A empresa de saneamento Aegea anunciou nesta segunda-feira que iniciou o processo de contratação de assessores financeiros e jurídicos para avaliar uma possível oferta pública inicial de ações (IPO), segundo fato relevante divulgado ao mercado.
Axia (AXIA3)
A Axia (AXIA3), anteriormente conhecida como Eletrobras, anunciou nesta segunda-feira que seu conselho de administração aprovou novo programa de recompra envolvendo até 10% do total de ações em circulação de cada classe e espécie da companhia. O programa de 18 meses tem como objetivo recompra de até 187.866.804 ações ON, 26.646.211 ações PNB1 e 56.385.895 PNC.
Continua depois da publicidade
(Com Reuters, Estadão e Bloomberg)