Entrega do conceito de baixo-custo da Renault, o Logan, demora 2 meses; preço sobe

Outros sedans compactos similares ao modelo - da General Motors, por exemplo - são vendidos por valores menores

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Menos de três meses depois de seu lançamento no Brasil, o Logan – modelo lançado pela Renault com o intuito de trazer ao País o conceito de veículo com baixo-custo – já não pode ser comprado com pronta-entrega. Quando vai à concessionária para adquirir esse carro, o motorista tem de esperar algo em torno de dois meses para tê-lo em sua garagem.

“A procura está muito grande apesar dele ter um design mais antigo, mais espartano”, explicou Vitor Meizikas Filho, consultor de mercado da Molicar. A idéia era que o veículo concorresse diretamente com outros sedans compactos, por conta de seu baixo preço. Contudo, a grande procura dos consumidores acabou por fazer com que houvesse uma valorização do modelo, que não sai – em sua versão mais básica – por menos de R$ 28 mil.

No bolso

São quatro sedans compactos com caraterísticas similares ao do mais novo carro da Renault. Dessa forma, a dica do especialista da Molicar é que, antes de optar pelo conceito de baixo-custo, o consumidor saiba realmente qual carro realmente pesa menos no bolso:

Análise de Ações com Warren Buffett

Levantamento de preços
Sedans compactos*
Modelo Preço Opcionais
GM Classic Life R$ 25,6 mil
Fiat Siena Fire R$ 27,5 mil
Renault Logan Authentique R$ 28 mil
Ford Fiesta Sedan Knetic First R$ 30,4 mil
Renault Clio Authentique R$ 31,5 mil air bag

Fonte: Molicar
*motor 1.0/4 portas/ 2008/zero-quilômetro

Garantia e comercialização

“Embora mostre um desenho antigo, (o Logan) é um modelo recentemente lançado no mercado. E são oferecidos três anos de garantia”, lembrou Meizikas. Além disso, facilidades no pagamento são apontadas como outros estímulos para a comercialização, com entrada baixa e parcelas menores ainda, cabendo no bolso.

O consultor lembrou que o concorrente direto do novo auto da Renault é o Classic, da General Motors. Ocorre que existe um conceito entre os consumidores que o modelo sairá de linha a qualquer momento. Além disso, o Logan tem o Clio Sedan, da mesma montadora, como “rival” pela preferência do motorista.

Continua depois da publicidade

“Embora mais moderno, o Clio é mais ou menos R$ 5 mil mais caro e tanto ele como o Classic oferecem garantia de apenas um ano”, ressaltou o especialista.

Brasil x Europa

Para se ter uma idéia, pesquisa feita no final de maio pela revista BusinessWeek mostrou que, na Europa, o Logan (em sua versão sedan, com motor 1.4 ou 1.6) custa cerca de US$ 6,6 mil (algo em torno de R$ 13,2 mil, levando em consideração a moeda norte-americana a R$ 2). Esse total, adicionou a revista, representa cerca de 40% a menos do que os similares da concorrência.

No Brasil, o modelo tem motor 1.0 e menos componentes eletrônicos – medidas que ajudam na redução final dos custos e ampliação dos prazos de garantia. O automóvel pesa cerca de 975 quilos e seu porta-malas tem capacidade para 510 litros.