Entrega de fertilizantes bate recorde e cresce 10% no acumulado do ano

Relação de troca favorável para a maioria das culturas é um dos principais motivos para o aumento das vendas

Datagro

Publicidade

O mercado de fertilizantes entregou em setembro quase 4 milhões toneladas. O número considerado um recorde é também quase 6% maior se comparado a quantidade entregue no mesmo período do ano passado. A relação de troca favorável para a maioria das culturas é um dos principais motivos para o aumento das vendas. 

Troca favorável de culturas favoreceu entrega de insumos em setembro

Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), este é o segundo mês consecutivo que as entregas batem recorde. No acumulado do ano, a alta chega a quase 10% em relação aos nove primeiros meses de 2015. O que totaliza um pouco mais de 24 milhões toneladas de fertilizantes. 

Nos primeiros nove meses do ano, as entregas de fertilizantes nitrogenados (N) apresentaram alta de 13,6%. Para o produto fosfatado (P2O5) o aumento foi de 5,8%, já para os potássicos a alta acumulada foi de 8%. A forte demanda foi puxada por culturas como cana, milho, café e soja. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A importação do fertilizante também aumentou em setembro e chegou a 2,2 milhões de toneladas, número 25% maior do que no mesmo mês de 2015.  Já no acumulado do ano a alta foi de 7,8%. 

Ainda de acordo com a associação, a produção nacional de insumos cresceu 3,6% em setembro, chegando a 801,8 mil toneladas. Já no acumulado, caiu 0,9% o que totaliza 6,6 milhões de toneladas. Já as exportações cresceram 5,8% ao longo do ano de 2016, totalizando 419,5 mil t.