Wall Street

Entenda por que era tão crucial para a NYSE reabrir antes do fechamento da Bolsa

Fundos de investimento e outros derivados dependem da NYSE para fornecer um preço exato no fim do dia para obter o valor correto das ações que compõem suas carteiras

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Após uma paralisação de 3 horas e meia, a NYSE conseguiu retomar as negociações antes do fechamento da bolsa nesta quarta-feira (8), mas por que isso era tão crucial para o mercado? A explicação se dá porque os fundos de investimento e outros derivados dependem da NYSE para fornecer um preço exato no fim do dia para obter o valor correto das ações que compõem suas carteiras. A explicação é de James Angel, professor da Universidade de Georgetown, em entrevista para o MarketWatch.

“É importante obter o preço correto de fechamento e certificar-se que ele reflete o valor justo do ativo”, disse Angel. Segundo ele, pode haver uma solução alternativa, como por exemplo usar os índices S&P 500 e Dow Jones para calcular as variações no intraday e “transferir” para as ações listadas na NYSE.

As negociações foram suspensas às 11h32 pelo horário de Nova York (12h32 pelo horário de Brasília). A NYSE disse pelo Twitter que o que causou o problema foram questões técnicas e não um ataque cibernético. A NYSE informou que todas as ordens enviadas serão canceladas e que escolheram suspender as negociações para evitar maiores problemas por conta da questão técnica. Já a Nasdaq reportou que não há problemas técnicos e disse que continua a negociar as ações listadas na NYSE

Aprenda a investir na bolsa

Vale ressaltar que um problema no sistema de computadores da companhia United Airlines fez com que todas as aeronaves da empresa ficassem em solo em todos os aeroportos dos Estados Unidos hoje. 

Em entrevista ao portal americano CNBC, o diretor de operações Art Cashin informou que já havia problemas técnicos antes mesmo da bolsa abrir. Câmeras da CNBC que registram o pregão na NYSE mostravam as telas dos operadores sem as cotações atualizadas.