Entenda por que Cosan e outras 3 empresas só divulgarão balanço agora

Por trabalharem com o calendário atrelado à entressafra, as 4 companhias do setor sucroacooleiro começam a divulgar os resultados do 4º trimestre fiscal de 2013 a partir desta 4ª feira

Publicidade

SÃO PAULO – Se por um lado a temporada de resultados do primeiro trimestre terminou no dia 15 de maio para a maioria das companhias, as empresas do setor sucroalcooleiro ainda não apresentaram seus balanços neste início de ano. Isso ocorre pelo fato de essas companhias utilizarem a safra da cana-de-açúcar como base para seus negócios.

Quatro companhias listadas da BM&FBovespa fazem parte deste setor: Cosan (CSAN3), São Martinho (SMTO3), Tereos (TERI3) e Biosev (BSEV3). A safra da cana-de-açúcar tem início sempre no começo de abril, com a colheita do produto final, e terminando apenas em março do ano seguinte, após o término do plantio.

Considerando que o ano fiscal destas empresas segue o mesmo calendário da safra da cana, a data considerada para o exercício social das empresas tem início em 1º de abril e se encerra em 31 de março do ano seguinte. Com isso, os resultados a serem apresentados neste mês de junho são decorrentes dos três primeiros meses de 2013, ou seja, do 4º trimestre de 2013 (safra iniciada em 2012 e encerrada em 2013).

Análise de Ações com Warren Buffett

Datas das divulgações
A temporada de resultados para o setor terá início nesta quarta-feira (5), com a divulgação dos números da Cosan, após o fechamento do mercado. A Biosev divulga no dia 11 após o fechamento das bolsas, enquanto a Tereos apresenta seus dados no dia 12 de junho. Já a São Martinho irá apresentar seu balanço do último trimestre de 2013 no dia 27 de junho também após o encerramento do pregão.

Para os analistas Fernando Ferreira e Isabella Simonato, do Bank of America, a Cosan deve reportar números fortes, apoiados principalmente pelos dados sólidos da Raizen – joint venture da Cosan com a Shell – e da Rumo – empresa de logística para transporte de cana. A teleconferência ocorrerá na quinta-feira, às 10h (horário de Brasília).

No caso da São Martinho, a dupla do BofA afirma que o grande destaque deve ser o volume de açúcar da empresa. Eles explicam que no 3º trimestre o volume da São Martinho era de 265 mil toneladas, quase o dobro do apresentado um ano antes, e que grande parte deste volume deve ter sido vendido nos três últimos meses.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.