Entenda o funcionamento de uma empresa analisando o demonstrativo de resultados

Demonstrativo de resultados mostra o fluxo de atividades de uma empresa em um período determinado de tempo

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Conhecer a estrutura dos principais demonstrativos financeiros é um passo de suma importância para poder analisar uma empresa e, conseqüentemente, estar mais preparado na hora de investir no mercado de ações. É através dos demonstrativos que se pode analisar a situação passada da empresa e, com base nisso e em outras variáveis, buscar projetar o futuro.

Para quem não está familiarizado com estes termos, vale lembrar que os principais demonstrativos financeiros de uma empresa são o balanço patrimonial, o demonstrativo de resultados – descrito abaixo – e o demonstrativo de origens e aplicação de recursos.

As principais contas
O demonstrativo de resultados detalha e quantifica o que a empresa recebe (receitas), o quanto gasta (despesas) e o resultado líquido dessas operações (lucro ou prejuízo) em um determinado intervalo de tempo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com base na análise do lucro ou prejuízo da empresa, o empresário pode estimar o quanto pode retirar da companhia, ou, em caso de prejuízo, o quanto precisa investir para equilibrar sua situação financeira. Pode-se dizer que o demonstrativo de resultados é organizado de acordo com o processo de produção da empresa, como ilustrado abaixo:

+ Receitas brutas da empresa: o que a empresa recebe pelos produtos que vende.

– Custo de produtos vendidos: despesas diretamente ligadas à produção (matérias-primas, custo de energia, etc.)

Continua depois da publicidade

– Despesas gerais e administrativas: despesas indiretamente ligadas à produção (gastos com funcionários, despesas administrativas e de vendas).

– Despesas financeiras líquidas: juros relacionados à dívida que a empresa levanta para financiar suas atividades

= Resultado Operacional: lucro/perda gerado pelas atividades (ou operações) da empresa

+ Resultado não-operacional: soma das receitas e despesas não-diretamente vinculadas às atividades da empresa, tais como ganhos ou perdas na compra de ativos ou venda de ativos.

= Lucro ou prejuízo antes de impostos

– Impostos e contribuições pagas: equivale a deduções de imposto de renda, etc.

= Lucro Líquido: é igual aos ganhos ou perdas líquidas da empresa no exercício, é a parcela do lucro disponível aos acionistas. Dependendo de sua política da companhia, ela pode reinvestir os lucros na Empresa ou distribuir parte deles na forma de dividendos aos acionistas.

Analisando o fluxo
Ao contrário do balanço, que representa uma “fotografia” das atividades da empresa em uma data específica, o demonstrativo de resultados representa um “filme” das suas atividades durante o período a que se refere.

Ou seja, o demonstrativo de resultados do primeiro trimestre traz o resultado acumulado no trimestre (a conta vendas, por exemplo, traz todas as vendas executadas durante todo o trimestre, e não somente no último dia do trimestre).