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SÃO PAULO – Amazon, Netflix e Spotify são três empresas muito bem-sucedidas em suas respectivas áreas. Para o especialista em pesquisa de mercado Pedro D’Angelo, o fato destas empresas entenderem os hábitos dos consumidores e se basearem nas informações coletadas para dar os próximos passos explica uma boa parte do sucesso. “As empresas inovadoras, como Netflix, Spotify e a Amazon, servem de exemplo de como os próprios consumidores ajudam um negócio a prever os passos do público, se reinventar, explorar novas possibilidades e crescer ainda mais”, explica.
Segundo ele, entender os clientes se tornou um diferencial nas empresas hoje em dia. “Como a variedade de empresas oferecendo serviços de todo o tipo hoje em dia é imensa, é preciso oferecer algo diferente”, afirma D’Angelo. Além disso, personalizar um produto ou serviço facilita a satisfação do consumidor com a companhia. “Todo mundo quer ter sua opinião levada em conta, um produto que tenha a sua cara”, disse o especialista. E empresas assim aplicam essas estratégias de forma muito eficaz e, em retorno, estão crescendo mais e mais.
Mesmo já sendo muito populares, empresas como Netflix, Spotify e Amazon precisam sempre pensar em crescer. “Nesse caso, elas encontram oportunidades de crescer ainda mais com esse tipo de prática estudando e ouvindo o consumidor para achar novos caminhos”, afirma D’Angelo. A estratégia de ouvir e estudar os respectivos clientes impulsiona a popularidade da companhia.
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Entenda por quê:
Amazon.com
A gigante do e-commerce conta com mais de 1,5 bilhão de itens disponíveis em seu catálogo e chegou nessa posição, justamente porque trabalha a informação. “A Amazon faz um grande trabalho de captação de dados dos seus clientes, que são convertidos em estratégias que preveem o que oferecer ao consumidor”, explica D’Angelo.
Com base nas informações que o usuário já forneceu ao site, a estratégia do e-commerce sugere novos produtos e oferece promoções exclusivas. E a Amazon ainda pretende ir além. “Atualmente, a empresa já estuda formas de prever tanto o comportamento do consumidor a ponto de preparar o envio de novos produtos antes mesmo da compra ser efetuada! ”, contou o especialista.
Netflix
Quando o assunto é inovação a Netflix está bem colocada na lista. A empresa sabe ouvir seus clientes e usar as informações para crescer mais e mais. “A força e a relevância que a Netflix tem enquanto negócio, hoje em dia, é inegável, porque ela faz o possível e o aparentemente impossível para inovar, se impor no mercado e sair na frente”, afirmou D’Angelo.
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A Netflix utilizou estratégia de pesquisa dos usuários para desenvolver a série House of Cards. Analisando o comportamento do consumidor, foi possível descobrir quem eram os atores e diretores que os espectadores gostam de ver.
Além disso, a Netflix divulgou um estudo sobre os hábitos dos usuários ao assistir séries, analisando 100 séries vistas em 190 países. Segundo D’Angelo, “o estudo mostra como o espectador costuma assistir cada tipo, quanto tempo dedica ao programa e, assim, é possível entender quais os fatores que levam a isso”.
Spotify
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A plataforma de streaming de música é bem popular entre os consumidores e não para de inovar. O Spotify traz discussões para a indústria musical, além de vantagens aos usuários (gratuitos ou pagos). O aplicativo é notícia por onde passa devido às novidades e inovações.
Assim como a Netflix, que já aposta em produções próprias de séries e até mesmo de filmes, o Spotify vem traçando estratégias com base no volume de informações que coleciona dos mais de 75 milhões de usuários.
Uma dessas inovações foi o lançamento do documentário sobre o cantor Gabriel, o Pensador, que foi um trabalho de análise de informações da base de clientes.
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“Levando em consideração a aceitação por parte dos fãs de música no Brasil e a relevância do artista – socialmente, politicamente, etc -, Gabriel o Pensador foi escolhido, de certa forma, pelos fãs e para os fãs”, explicou o especialista.