Conteúdo Patrocinado
Oferecido por Enel X

83% das empresas acreditam que inovação será decisiva para a retomada pós-pandemia

Enel X contribui com setor elétrico e apresenta duas ferramentas digitais para aumentar a competitividade dos negócios e ajudar na transição energética

Aprenda a investir na bolsa

Soluções inovadoras serão determinantes para a retomada da atividade econômica após os efeitos sentidos pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Instituto FSB Pesquisa mostrou que 83% das empresas ouvidas entendem que a inovação será o melhor caminho para aceleração da retomada da atividade econômica e para a preservação do ritmo de crescimento futuro.

A pesquisa também mostra que existe uma cultura de incentivo à inovação no setor industrial, já que 92% das empresas informaram que inovam, sendo que em 55% delas esse movimento aumentou a produtividade.

Apesar da expectativa para uma queda menor do que o esperado para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para 2020, hoje na casa dos 5,7%, é consenso que a pandemia causada pelo novo coronavírus gerou um ambiente bastante inóspito para quem investe no país. Por isso, para superar os desafios, as soluções inovadoras serão as grandes aliadas em busca da retomada econômica.

Aprenda a investir na bolsa

Setor energético
Somado a este contexto, o setor de energia passa por uma grande transformação na forma de atuação. A crescente urbanização das cidades, a descarbonização e a busca por combustíveis menos poluentes e a digitalização de toda a cadeia colocam o setor no topo da lista das atividades que mais necessitam de soluções inovadoras.

Para assumir papel de protagonismo neste movimento, a Enel X , linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, por meio da sua unidade de negócios e-Industries, lança duas plataformas digitais inovadoras: a Utility Bill Management (UBM), que gerencia, centraliza, analisa, processa e valida todas as faturas de serviços de utilities (energia, água, gás, entre outros) do cliente e o Energy Management (EM), software que monitora em tempo real o consumo de energia para redução de custos e eficiência operacional.

No Brasil, a Enel X atua em quatro frentes: e-City, voltada à administração pública, com serviços integrados, soluções de conectividade e soluções digitais para cidades inteligentes e mobilidade elétrica urbana, além da Iluminação Pública; e-Industries, com soluções inovadoras, integradas e altamente personalizáveis para clientes comerciais e industriais, de diferentes portes e setores, como Utility Bill Management (UBM) – serviço de gerenciamento de faturas de utilities -, geração distribuída e infraestrutura elétrica; E-Mobility com foco em produtos, serviços e soluções de energia para a mobilidade elétrica; e e-Home dedicada aos consumidores residenciais, com serviços desde instalação, manutenção e reparo domésticos até soluções para casas inteligentes, capazes de gerar bastante economia de energia.

Plataforma ajuda no controle de todas as faturas

A ideia é que a Enel X possa contribuir com uma série de soluções digitais e de consultoria projetadas para gerenciar os custos da empresa e transformá-los em oportunidades para aumentar a competitividade dos negócios, ajudando-as na transição energética.

Segundo o diretor de e-Industries da Enel X Brasil, Leandro Marins de Abreu, as ferramentas têm o objetivo de auxiliar no controle e monitoramento das empresas. “Aprendemos lá atrás que só podemos melhorar aquilo que podemos medir”, diz ao Money Lab.

PUBLICIDADE

A gestão de todas as faturas mensais é um desafio para empresas dos mais diversos portes e segmentos e ainda mais trabalhosa para aquelas com operações distribuídas em múltiplos sites. Com a Utility Bill Management, o cliente passa a ter acesso a uma plataforma tecnológica para o gerenciamento centralizado de todas as faturas de utilities, como energia, gás, água, saneamento.

O serviço possibilita a otimização dos processos, a automatização dos pagamentos e todas as informações necessárias para as tomadas de decisões, tudo pensado para atingir a redução de custos e a busca pela sustentabilidade.

“Através dos relatórios que a plataforma traz, o cliente pode comparar a performance energética de unidades, transformar o consumo em pegadas de carbono para medir o impacto ambiental de suas operações, além de contar com um time de especialistas para suportar na análise de tendência e tomada de decisão de melhoria dos seus gastos com energia”, afirma Abreu.

Monitoramento de consumo em tempo real

Já a solução Energy Management é um sistema de monitoramento do consumo de energia em tempo real projetado para coletar, analisar e comparar dados relacionados ao uso de energia em termos de consumo, custos e outras variáveis.

“Depois de ter conseguido controle nos grandes números, muitos clientes sentem a necessidade de olhar mais no detalhe seu consumo de energia, seja por unidade de negócio ou por processo da sua cadeia de valor”, avalia o executivo.

Segundo ele, a plataforma EM dá plena visibilidade em tempo real sobre o que está acontecendo, dando possibilidade de tomada de decisão em curto prazo. “E sempre buscando a constante melhoria do ambiente”, explica Abreu.

Um tipo de ferramenta para cada cliente

PUBLICIDADE

As ferramentas desenvolvidas pela Enel X são preditivas e fazem cálculo de previsões de consumo e custo com detecção de pontos de ineficiência energética e comparação de dados entre o consumo real e o ideal que se pode obter.

Entre as vantagens das plataformas estão a possibilidade de personalização das ferramentas para cada cliente, a instantaneidade de acesso às informações e a precisão dos dados que ajudam na tomada de decisão com base em insumos de inteligência artificial.

Desta forma, as novas ferramentas ajudam a apontar de forma prática qual equipamento mais impacta o sistema de energia, além de estabelecer diretrizes e padrões de eficiência energética para capturar todo o potencial das reservas de energia dos sites industriais, economizar por meio do recebimento de alertas sobre custo e sustentabilidade e, por meio de uma auditoria energética, estar plenamente conforme com as regulamentações governamentais.

Além do trabalho reconhecido no setor elétrico, com o lançamento das duas plataformas inovadoras, a Enel X busca se consolidar como parceiro para o gerenciamento de energia de clientes comerciais e indústrias, com uma série de soluções digitais e de consultoria projetadas para gerenciar os custos da empresa e transformá-los em oportunidades para aumentar a competitividade dos negócios e auxiliar na transição energética.

 

 

 

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.