Publicidade
SÃO PAULO – A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgou nessa quinta-feira, dia 15 de julho,
seu relatório mensal contendo os dados referentes às taxas cobradas nas operações de financiamento para empresas em junho.
Com base no levantamento, pode-se constatar que a taxa média de juros cobrada nos financiamentos para empresa subiu 10 pontos base no período.
Com isso, a taxa média de juros passou de 4,46% ao mês em maio para 4,56% ao mês em junho.
Por sua vez, com relação à taxa média registrada no mesmo período do ano passado, houve um recuo de 56 pontos base,
uma vez que em junho de 2003 a taxa média era de 5,12% ao mês.
A tabela abaixo inclui a taxa média mensal cobrada nas quatro modalidades de financiamento para empresas acompanhadas pela Anefac, para os dois últimos meses,
assim como a taxa no mesmo período do ano passado e sua variação em pontos base no período.
| Tipo de Financiamento | Jun/03(%) | Mai/04(%) | Jun/04(%) | Var.Mês* | Var.12 meses** |
| Capital de giro | 4,57 | 4,05 | 4,21 | 16 | -36 |
| Desc. de duplicata | 5,05 | 3,94 | 4,05 | 11 | -100 |
| Desc. de cheque | 4,82 | 3,98 | 4,03 | 5 | -79 |
| Conta Garantida/Cheque Especial | 6,02 | 5,86 | 5,93 | 7 | -9 |
| Taxa Média(Empresa) | 5,12 | 4,46 | 4,56 | 10 | -56 |
|
*Variação em pontos base de Junho sobre o mês de Maio **Variação em pontos base de Junho de 2004 sobre Junho de 2003 |
Capital de giro apresenta maior alta frente a maio
Como podemos constatar na tabela acima, todas as modalidades registraram alta na taxa de juros cobradas no período. A maior alta em termos de taxa média foi registrado entre as operações de capital de giro, com um avanço de 16 pontos base da taxa em relação ao mês de maio, quando a taxa média estava em 4,46%.
O menor acréscimo, por sua vez, foi o de 5 pontos base verificado nos desconto de cheque, cuja taxa média subiu de 3,98% em maio para 4,03% em junho.
Desconto de duplicatas teve maior queda em 12 meses
Na comparação das taxas médias cobradas à pessoa jurídica acompanhadas pela Anefac, em 12 meses, no entanto, houve queda em todas as modalidades pesquisadas.
O maior recuo de junho, então, foi apresentado nas operações de desconto de duplicata. No mesmo mês do ano passado, essas operações cobravam juros médios de 4,05% ao mês, cerca de 100 pontos base abaixo da taxa atual, de 5,05%.