Empresas européias de tecnologia e telecomunicações divulgam bons resultados

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

Os mercados europeus operaram impulsionados pelos resultados de empresas ligadas a telecomunicações e tecnologia divulgados nesta quarta-feira. A fabricante francesa de equipamentos para telefonia Alcatel, o grupo alemão de engenharia elétrica e eletrônica Siemens e a fabricante de semicondutores Infineon, subsidiaria da Siemens anunciaram resultados robustos referentes ao quarto trimestre de 2000.

A Alcatel apresentou um aumento nas vendas de 36,4% totalizando 31,41 bilhões de euros, surpreendendo os analistas. O lucro líquido no quarto trimestre de 2000 de 426 milhões de euros foi 26% maior que no mesmo trimestre de 1999, quando os números registrados ficaram em 338 milhões de euros. As ações da Alcatel fecharam o pregão francês registrando alta de 7,87%.

As alemãs Siemens e Infineon Tecnologies também apresentaram bons resultados ao mercado. A Siemens anunciou um aumento de 32% no seu lucro referente ao quarto trimestre de 2000, que foi de 778 milhões de euros. A empresa espera alcançar um crescimento de dois dígitos em vendas e melhorar as margens líquidas em 2001, porém acredita que crescerá em um nível menor este ano seguindo a desaceleração da economia mundial. Os papéis da Siemens negociados na bolsa de Frankfurt operam em alta de 2,15%. A Infineon Technologies reportou lucro no quarto trimestre de 2000 de 446 milhões de euros, acima do esperado pelo mercado. As ações da empresa se destacam como a maior alta do índice Dax30, operando com valorização de 4,69%.

Compartilhe