Publicidade
SÃO PAULO – Os empresários estão preocupados com a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Em anos anteriores, o prazo de entrega foi o dia 30 de junho. Se a data for mantida para este ano, as empresas terão pouco tempo para fazer o download do programa e informar os dados.
Porém, segundo informações do departamento de Comunicação da Receita Federal, não há previsão ainda para a disponibilização do programa no site da instituição nem o prazo de encerramento de entrega da declaração.
Atraso no programa
“A não-disponibilização do programa o mais rápido possível pode trazer inúmeros contratempos aos empresários e contabilistas, que precisam conhecê-lo com antecedência para fazer a sua correta aplicação. Além disso, poderá haver congestionamento no site da Receita para baixar o programa e para enviá-lo, ocasionando erros no preenchimento do documento, devido à pressa do contribuinte”, afirmou o advogado tributarista do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Lázaro Rosa da Silva.
Quanto você pode economizar no IR?
O advogado também disse que o número de empresários e contadores que entram em contato com o Cenofisco para saber sobre a DIPJ 2009 aumentou significativamente nos últimos dias. “As empresas estão ansiosas para saber quando o programa estará disponível porque ele é um dos mais difíceis e demorados da Receita”, destacou Silva.
Multas
Segundo o advogado, a empresa que deixar de fazer a declaração de imposto de renda ou entrega-lá com erros ou emissões terá de prestar esclarecimentos e estará sujeita a multas que variam de 2% ao mês de atraso sobre o montante do imposto informado na declaração, a 20%.
Vale lembrar que a multa mínima é de R$ 500. Já para as empresas imunes ou isentas, é de R$ 200.