Empresa que emite stablecoin USDT pode estar sob investigação criminal nos EUA, sugere Departamento de Justiça

Empresa já enfrentou diversas investigações de entidades criminais e civis nos EUA em meio a perguntas sobre as reservas da USDT

CoinDesk

(Unsplash/Drawkit)

Publicidade

O grupo iFinex, dono da exchange de criptomoedas Bitfinex e da empresa que emite a stablecoin Tether (USDT), está enfrentando uma possível investigação criminal nos EUA, de acordo com uma resposta do Departamento de Justiça (DOJ) a uma solicitação por meio de um dispositivo similar à Lei de Acesso à Informação brasileira.

O DOJ se negou a responder a um pedido de informações referentes à Tether Holdings Limited, sua controladora iFinex Inc. e suas subsidiárias, que incluem a Bitfinex, citando um trecho da lei que lhe dá direito de se manter em silêncio.

A negativa, no entanto, foi tomada como um indicativo de que as empresas podem estar sob investigação no país. Isso porque o trecho da lei citado pela autoridade menciona que o direito de negativa só é válido com o objetivo de impedir a interferência de “procedimentos de execução”.

Continua depois da publicidade

Leia mais:
Executivos da Coinbase enganaram acionistas sobre IPO, alega investidor em processo judicial

A resposta foi divulgada no Twitter pelo autor do pedido. A solicitação teria sido realizada em fevereiro de 2022, com o seguinte teor:

“Prezados Senhores, de acordo com a Lei de Liberdade de Informação (FOIA), 5 U.S.C. § 552, estou solicitando toda e qualquer informação em posse do Departamento de Justiça dos EUA sobre Tether Holdings Limited, Tether Limited, Tether International Limited, Tether Operations Limited, Ifinex Inc., Bfxna Inc. e Bfxww Inc..”

Continua depois da publicidade

A exchange Bitfinex já enfrentou diversas investigações de entidades criminais e civis nos EUA em meio a perguntas sobre se a empresa emissora da stablecoin Tether, que faz parte do mesmo grupo, estava sendo verdadeira sobre o estado de suas reservas e se a própria empresa permitia que os norte-americanos negociassem em sua bolsa de commodities offshore (no exterior).

A Bitfine

Em nota ao InfoMoney CoinDesk, a Bitfinex afirmou que mantém “diálogo aberto com as agências de aplicação da lei, incluindo o Departamento de Justiça dos EUA, como parte do nosso compromisso de cooperação, transparência, e responsabilidade”.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil