Empresa que emite stablecoin USDT pode estar sob investigação criminal nos EUA, sugere Departamento de Justiça

Empresa já enfrentou diversas investigações de entidades criminais e civis nos EUA em meio a perguntas sobre as reservas da USDT

CoinDesk

(Unsplash/Drawkit)

Publicidade

O grupo iFinex, dono da exchange de criptomoedas Bitfinex e da empresa que emite a stablecoin Tether (USDT), está enfrentando uma possível investigação criminal nos EUA, de acordo com uma resposta do Departamento de Justiça (DOJ) a uma solicitação por meio de um dispositivo similar à Lei de Acesso à Informação brasileira.

O DOJ se negou a responder a um pedido de informações referentes à Tether Holdings Limited, sua controladora iFinex Inc. e suas subsidiárias, que incluem a Bitfinex, citando um trecho da lei que lhe dá direito de se manter em silêncio.

A negativa, no entanto, foi tomada como um indicativo de que as empresas podem estar sob investigação no país. Isso porque o trecho da lei citado pela autoridade menciona que o direito de negativa só é válido com o objetivo de impedir a interferência de “procedimentos de execução”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia mais:
Executivos da Coinbase enganaram acionistas sobre IPO, alega investidor em processo judicial

A resposta foi divulgada no Twitter pelo autor do pedido. A solicitação teria sido realizada em fevereiro de 2022, com o seguinte teor:

“Prezados Senhores, de acordo com a Lei de Liberdade de Informação (FOIA), 5 U.S.C. § 552, estou solicitando toda e qualquer informação em posse do Departamento de Justiça dos EUA sobre Tether Holdings Limited, Tether Limited, Tether International Limited, Tether Operations Limited, Ifinex Inc., Bfxna Inc. e Bfxww Inc..”

Continua depois da publicidade

A exchange Bitfinex já enfrentou diversas investigações de entidades criminais e civis nos EUA em meio a perguntas sobre se a empresa emissora da stablecoin Tether, que faz parte do mesmo grupo, estava sendo verdadeira sobre o estado de suas reservas e se a própria empresa permitia que os norte-americanos negociassem em sua bolsa de commodities offshore (no exterior).

A Bitfine

Em nota ao InfoMoney CoinDesk, a Bitfinex afirmou que mantém “diálogo aberto com as agências de aplicação da lei, incluindo o Departamento de Justiça dos EUA, como parte do nosso compromisso de cooperação, transparência, e responsabilidade”.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil