Emprego nos EUA, Nvidia e dados no Brasil marcam a véspera da Super Quarta

InfoMoney reúne as principais informações que devem movimentar os mercados nesta terça-feira (09)

Camille Bocanegra Felipe Moreira

Candidatos a emprego em uma feira de empregos em Boone, Carolina do Norte, em outubro. Fotógrafa: Allison Joyce/Bloomberg
Candidatos a emprego em uma feira de empregos em Boone, Carolina do Norte, em outubro. Fotógrafa: Allison Joyce/Bloomberg

Publicidade

A sessão desta terça-feira (9) tem como destaque o relatório Jolts de outubro, que mede o número de postos de trabalho abertos nos Estados Unidos. Os investidores também acompanham a pesquisa semanal de emprego privado ADP.

Participe do Onde Investir 2026 e desbloqueie planilhas exclusivas, relatórios, planner financeiro e todos os painéis do evento; inscreva-se.

Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed) e o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciam nesta terça suas respectivas reuniões sobre os rumos dos juros. O mercado precifica 87,4% de probabilidade de um corte de 25 pontos-base pelo Fed na quarta-feira, segundo a ferramenta CME FedWatch. No Brasil, a curva projeta quase 100% de chance de manutenção da Selic em 15,00% ao ano. A principal dúvida é se o Copom iniciará o ciclo de cortes em janeiro ou apenas em março.

Continua depois da publicidade

O clima nos mercados é ligeiramente positivo após o presidente Donald Trump autorizar a Nvidia a enviar o chip de inteligência artificial H200 para a China, em um acordo que prevê o repasse de 25% das vendas ao governo americano.

No Brasil, o noticiário político volta a ganhar destaque após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmar, na véspera, que sua candidatura à Presidência da República é “irreversível”. A declaração foi feita um dia depois de ele admitir que poderia desistir da disputa mediante um “preço”. Questionado na entrevista à Folha sobre Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, o senador afirmou que seu sobrenome é uma vantagem sobre o governador, e descartou a possibilidade de os dois nomes concorrerem como candidatos ao mesmo tempo.

A agenda econômica começa às 8h, com a divulgação do IGP-M do primeiro decêndio de dezembro. Às 9h, o IBGE publica a Pesquisa Industrial Mensal Regional de outubro, e às 10h a CNI divulga os indicadores industriais do mesmo mês.

O que vai mexer com o mercado nesta terça

Agenda

Às 10h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia o programa CNH do Brasil, que altera as regras para obtenção da carteira de habilitação e põe fim à obrigatoriedade da autoescola. Durante o evento, no Palácio do Planalto, também será lançado um aplicativo para o processo de emissão do documento.

Mais cedo, às 9h, a CPI do Crime Organizado no Senado ouve o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. No mesmo horário, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal inicia o julgamento de seis réus do núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado, com sessão aberta pela leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes.

Brasil

EUA

INTERNACIONAL

Nvidia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu permissão à Nvidia para enviar seu chip de inteligência artificial H200 para a China em troca de uma participação de 25% nas vendas, uma medida que representa uma grande vitória de lobby para a empresa mais valiosa do mundo e que pode permitir que ela recupere bilhões de dólares em negócios perdidos em um mercado global chave.

Continua depois da publicidade

Permitir as vendas do H200 na China representa uma vitória para a Nvidia em sua tentativa de convencer Trump e o Congresso a relaxar os controles de exportação que impedem a empresa de vender seus chips de IA na segunda maior economia do mundo. Huang construiu uma relação próxima com Trump desde a eleição de novembro de 2024 e usou esses laços para argumentar que as restrições apenas fortalecem campeões domésticos chineses como a Huawei.

IBM

A IBM disse nesta segunda-feira que comprará a empresa de infraestrutura de dados Confluent, em um acordo avaliado em US$11 bilhões, ampliando sua oferta de computação na nuvem para capitalizar o aumento da demanda impulsionado pela IA.

A Big Blue, sob liderança do presidente-executivo Arvind Krishna, intensificou suas operações de fusões e aquisições para fortalecer seus negócios de nuvem e software – uma área de alto crescimento e alta margem de lucro – à medida que os clientes investem na modernização de sua infraestrutura digital para abrigar aplicações complexas de IA.

Continua depois da publicidade

Restrições ambientais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que os equipamentos agrícolas ficaram muito caros e que seu governo deve ajudar as empresas de tratores removendo algumas regras ambientais que as afetam.

“Vamos também dar às empresas de tratores, à John Deere e a todas as empresas que fabricam equipamentos, vamos retirar muitas das restrições ambientais que elas têm sobre as máquinas. É ridículo”, disse Trump em uma mesa redonda na Casa Branca, onde anunciou ajuda aos agricultores atingidos por suas políticas tarifárias.

BRASIL

Irreversível

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta segunda-feira que sua candidatura à Presidência da República é irreversível, um dia após afirmar que poderia desistir da empreitada por um “preço”, informou o jornal Folha de S.Paulo.

Continua depois da publicidade

“É irreversível. Minha candidatura não está à venda”, disse o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao jornal.

Lealdade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta segunda-feira sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e disse que irá apoiar a candidatura de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao Palácio do Planalto em 2026.

Leilão em Santos

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta segunda-feira, por seis votos a três, recomendar que leilão de mega terminal de contêineres Tecon 10, em Santos (SP), impeça operadores atuais do porto de participarem na primeira fase do certame, citando possível concentração de mercado.

Continua depois da publicidade

A decisão afeta empresas como Maersk, MSC e outros que já operam terminais de contêineres em Santos, já que essas companhias só poderão entrar em uma segunda fase do leilão se a primeira não tiver recebido propostas válidas.

Veículos

A indústria de veículos do Brasil deve ter produção e vendas menores que o previsto pelo setor este ano, impactada por fatores que incluem o nível de juros, afirmou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Anfavea.

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos em novembro caíram quase 6% sobre um ano antes, para 238,6 mil unidades, acumulando um crescimento no ano de apenas 1,4%, bem longe da expectativa de expansão de 5%.

(Com Agência Brasil, Reuters, O Globo e Estadão Conteúdo)