Mercado de carbono

Emergente mercado de créditos de carbono cai em sincronia com ações

A desaceleração foi inesperada porque o mercado de carbono historicamente não se move em sincronia com ações, segundo analista

Por  Estadão Conteúdo -

Quando as bolsas de ações começaram a cair nos últimos meses, o mercado em expansão de créditos de carbono também caiu, com especuladores apostando que a demanda de empresas que buscam reduzir suas emissões manteria os preços em alta.

O preço médio dos créditos de carbono atingiu o pico no início de fevereiro em US$ 13,10, de acordo com a empresa de dados de energia OPIS. Em março, com o aumento da inflação piorando as perspectivas econômicas globais, os preços caíram para uma média de US$ 8,17.

“Muito dinheiro especulativo entrou em uma taxa mais rápida do que a demanda do usuário final, e muitos agentes quiseram realizar lucro ou sair do mercado”, disse Kevin McGeeney, diretor executivo do SCB Group, um corretora de commodities focada nos mercados de carbono.

Houve razões para a desaceleração além do aumento das taxas de juros globais. Os operadores de petróleo e gás aumentaram suas mesas de negociação de carbono no ano passado, antes de uma conferência climática das Nações Unidas, na qual os líderes mundiais concordaram com amplas diretrizes sobre como países e empresas podem negociar créditos internacionalmente.

Taxas de juros mais altas tornaram seus negócios alavancados menos lucrativos. Uma enxurrada de novos créditos atingiu o mercado à medida que os preços subiam.

A desaceleração foi inesperada porque o mercado de carbono historicamente não se move em sincronia com ações, disse McGeeney. Quando se moveu, os créditos mais especulativos ou de menor qualidade caíram mais, assim como as ações mais arriscadas normalmente caem mais quando o mercado geral declina.

Os créditos de carbono são usados por empresas que buscam compensar efetivamente suas emissões de gases de efeito estufa. Os créditos financiam projetos que reduzem o carbono na atmosfera ou evitam a emissão de carbono adicional, como preservar ou plantar árvores ou financiar projetos de energia renovável. Milhares de empresas se comprometeram a reduzir suas emissões, potencialmente criando uma enorme demanda pelos créditos.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe