Embarques de carne suína crescem 63% em janeiro

Segundo a ABPA, o saldo dos embarques em reais cresceu 67,2% na comparação com janeiro/15, chegando a R$ 323 milhões

Publicidade

SÃO PAULO – Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que as exportações totais de carne suína (produtos in natura e processados, entre cortes, miúdos, carcaça e outros) apresentaram incremento de 63% em janeiro de 2016, alcançando 47,1 mil toneladas a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a ABPA, o saldo dos embarques em reais cresceu 67,2% na comparação com janeiro/15, chegando a R$ 323 milhões.

Principal comprador brasileiro, a Rússia diminuiu a participação nas exportações totais este ano, passando de 44,6% em 2015, para 35%. Apesar disso, os embarques para aquele País foram 55% superiores em relação ao realizado em janeiro de 2015, chegando a 16,3 mil toneladas no mês passado.

A região de Hong Kong elevou as exportações de produtos suínos. A região sob administração da China foi destino de 29,7% do total embarcado no primeiro mês deste ano, contra 22,6% na média de 2015.  Para lá, foram exportadas 13,8 mil toneladas em janeiro, número 88% superior ao realizado no mesmo mês do ano passado.

Devido à habilitação de novas plantas para a China, as exportações para o País asiático foram elevadas em 4.000%, conforme a ABPA. No mês passado, os chineses compraram 1,6 mil toneladas.