Embaixada da Ucrânia diz que Rússia envia trigo “roubado” para Síria

"O trigo é roubado de uma instalação que combina trigo de três regiões ucranianas em um lote", disse a embaixada.

Reuters

Publicidade

(Reuters) – A Rússia enviou à sua aliada Síria cerca de 100.000 toneladas de trigo roubado da Ucrânia desde que invadiu o país, disse a embaixada ucraniana em Beirute, descrevendo os carregamentos como “atividade criminosa”.

Em comunicado à Reuters, a embaixada disse que os embarques incluíam uma carga a bordo do Matros Pozynich, um navio de bandeira russa que atracou no principal porto marítimo da Síria, Latakia, no final de maio.

Dados da Refinitiv mostraram o Matros Pozynich carregando trigo no porto de Sebastopol na Crimeia –anexada pela Rússia em 2014–, com data de partida em 19 de maio e com a Síria como o local de descarga.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Imagens de satélite do Planet Labs PBC em 29 de maio mostraram a mesma embarcação ancorada em Latakia.

A embaixada da Ucrânia no Líbano, citando a aplicação da lei ucraniana, alegou que os grãos a bordo do Matros Pozynich foram “roubados” de instalações de armazenamento ucranianas em áreas recentemente ocupadas por forças russas.

O Ministério da Defesa da Rússia e o Ministério da Informação da Síria não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters. A Rússia já havia negado alegações de roubo de trigo da Ucrânia em abril.

Continua depois da publicidade

“O trigo é roubado de uma instalação que combina trigo de três regiões ucranianas em um lote”, disse a embaixada.

“Esta é uma atividade criminosa”, disse, acrescentando que tentou entrar em contato com as autoridades sírias, mas nunca recebeu uma resposta.

A embaixada disse que mais de 100.000 toneladas de trigo ucraniano “saqueado” chegaram à Síria nos últimos três meses. Com os preços internacionais do trigo acima de 400 dólares a tonelada, esse volume valeria mais de 40 milhões de dólares.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente as alegações ucranianas.

O Ministério da Informação da Síria não respondeu imediatamente a perguntas enviadas por e-mail pela Reuters.

O Ministério da Agricultura sírio e funcionários do porto de Latakia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Rússia tem sido uma importante fonte de importação de trigo para a Síria desde o início de sua guerra civil em 2011, tanto como importação comercial, quanto como ajuda humanitária.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.