Em sessão reduzida, bolsas dos EUA fecham próximas à estabilidade

Alguns investidores aproveitaram para prolongar o feriado de Ação de Graças e esvaziaram o pregão em Nova York

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas norte-americanas fecharam próximas à estabilidade nesta sexta-feira após o Dia de Ação de Graças comemorado na quinta-feira. A sessão foi marcada pelo baixo volume de negócios com alguns investidores aproveitando para prolongar as comemorações do feriado.

A sexta-feira após o feriado de Ação de Graças é conhecida como sexta-feira negra (Black Friday) e marca o início da temporada de compra de presentes para as festas de final de ano. As expectativas dos comerciantes são muito boas e o movimento nos shoppings pela manhã foi bastante intenso.

Dólar bate novo recorde

Mais uma vez, nesta sexta-feira, a moeda norte-americana atingiu a menor cotação frente ao euro desde a criação da moeda única européia registrando a maior seqüência de quedas em 10 meses. O iene e a libra também se valorizaram frente ao dólar na sessão.

Em relação ao petróleo, a New York Mercantile Exchange, onde são negociados os contratos da commodity, não abriu em virtude do feriado prolongado. No último fechamento, na quarta-feira, o petróleo era negociado a US$ 49,44 por barril.

Varejistas se beneficiam com feriado

As ações das redes varejistas reagem positivamente às boas expectativas para as vendas de final de ano. Os papéis da Saks avançaram 6,16% e lideraram os ganhos do setor.

E as ações do varejista online Overstock subiram 5,21% após o CEO da empresa dizer, em entrevista à uma rede de TV a cabo, que a empresa reverterá o prejuízo líquido obtido no quarto trimestre de 2003.

Continua depois da publicidade

Finalmente, os papéis da Alcoa, fabricante de alumínio, ganharam 2,64% impulsionados pela apreciação das commodities no mercado internacional.

Bolsas fecham em alta


O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em leve baixa de 0,03% a 2.102 pontos, acumulando no ano forte alta de 4,92%.
O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão estável atingindo 10.522 pontos e subindo 0,65% no ano.

Por outro lado, o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou alta de 0,08% hoje, chegando a 1.183 pontos e acumulando no ano forte alta de 6,36%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
S&P 500 +0,08 1.183 +5,09 +6,36
Dow Jones +0,02 10.522 +5,20 +0,65
Nasdaq C -0,03 2.102 +6,70 +4,92