Agenda

Em semana de feriados, agenda tem como destaque ata do Fomc

Semana será menos movimentada por conta de feriados no Brasil e nos EUA; agenda doméstica ainda terá IGP-10

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Com feriados no Brasil e nos Estados Unidos, a agenda para o período entre 12 e 16 de novembro fica menos movimentada. Com isso, no cenário interno, o destaque fica para o IBC-Br, divulgado pelo Banco Central. O índice constitui-se em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços.

Nos Estados Unidos, apesar do feriado de dia dos veteranos na segunda-feira, o mercado de ações permanecerá aberto, enquanto o de títulos irá fechar. Na agenda, o destaque fica com a divulgação da ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee).

> Segunda-feira (12/11)

– Brasil

7h00 – A Fipe apresenta o IPC referente à primeira quadrissemana de novembro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, trazendo a diferença entre as exportações e importações contabilizadas durante o período.

 – EUA

Feriado de dia dos Veteranos. Mercado de ações ficará aberto enquanto o de títulos fecha.

PUBLICIDADE

> Terça-feira (13/11)

– Brasil

9h00 – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a Pesquisa do Comércio de setembro, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.

 – EUA

17h00 – O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de outubro do Treasury Budget (orçamento governamental).

> Quarta-feira (14/11)

– Brasil

8h00 – A FGV (Fundação Getulio Vargas) revela o IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) do mês de novembro. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

PUBLICIDADE

12h30 – O Banco Central divulga o Fluxo Cambial, com dados sobre o movimento de entrada e saída de dólares do País referentes à última semana.

18h30 – Divulgado mensalmente pelo Banco Central, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) constitui em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços.

 – EUA

11h30 – O Departamento de Trabalho publica os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de outubro.

11h30 – Principal destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de outubro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

13h00 – Será divulgado o Business Inventories, indicador que mostra o nível de vendas e de estoques das indústrias e dos setores de atacado e varejo com base no mês vigente.

17h00 – O Fomc (Federal Open Market Committee) revela a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

> Quinta-feira (15/11)

PUBLICIDADE

– Brasil

Será comemorado o feriado de Proclamação da República. Os mercados estarão fechados no País.

 – EUA

11h30 – O Federal Reserve Bank of New York apresenta o NY Empire State Index com o intuito de medir a atividade manufatureira no estado.

11h30 – Atenção para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de outubro.

11h30 – Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

13h00 – O Fed da Filadélfia revela o Philadelphia Fed Index de novembro, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.

14h00 – Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration).

> Sexta-feira (16/11)

– Brasil

Não teremos indicadores relevantes neste dia.

 – EUA

12h15 – Destaque para os números do setor industrial do mês de outubro, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (19/11)

– Brasil

8h00 – A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à segunda quadrissemana de novembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 – A fundação divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do segundo decênio de novembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

15h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a balança comercial referente a última semana, medindo a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&FBovespa.

 – EUA

13h00 – Sairá o Existing Home Sales referente ao mês de outubro. O índice é responsável por medir as vendas de casas usadas no país.