Em pregão volátil nos EUA, Dow Jones e S&P500 revertem e fecham em alta

S&P 500 apresentou leve alta de 0,46%, Dow Jones encerrou o pregão com alta de 0,35% e Nasdaq Composite caiu 0,65%

Publicidade

SÃO PAULO – O pregão desta segunda-feira nos Estados Unidos foi marcado pelo fraco volume de negociações, em função da proximidade das comemorações de Fim de Ano, o que deu aos principais índices acionários norte-americanos forte volatilidade.

Após operarem em queda durante boa parte do dia, os índices Dow Jones Industrial e S&P500 conseguiram reverter a baixa no final da tarde e fecharam em leve alta. O Nasdaq Composite, porém, foi afetado por notícias setoriais negativas e encerrou em queda.

Indicadores econômicos decepcionaram investidores

Pela manhã, a Associação de Corretoras de Imóveis dos EUA divulgou o número de casas usadas vendidas nos doze meses encerrados em novembro, o qual ficou em 5,56 milhões. O resultado ficou abaixo dos 5,76 milhões registrados até outubro e também das expectativas que apontavam 5,70 milhões de casas.

Contribuindo para o pessimismo também foi anunciado o Chicago PMI (Purchasing Managers Index) referente ao mês de dezembro. Nesse período, o indicador, que mede o nível de atividade industrial na região de Chicago, atingiu 51,3 pontos, abaixo das expectativas de 53 pontos e do registrado no mês anterior, que ficou em 54,3 pontos.

Queda na venda de semicondutores pressionou Nasdaq

O índice Nasdaq liderou as perdas nos Estados Unidos nesta segunda-feira, pressionado pela notícia de que as vendas globais do setor de semicondutores caíram 1,3% em novembro frente ao mês de outubro, com a maior cautela do mercado.

Continua depois da publicidade

Neste sentido, destaque de queda para as ações das fabricantes de semicondutores Intel (-3,6%), Applied Materials (-1,63%) e Xilinx (-2,83%), além dos papéis da Microsoft (-0,51%).

Alta do petróleo favoreceu alguns papéis

O petróleo vem operando com forte valorização nos últimos dias, em função dos rumores de um ataque militar ao Iraque e dos possíveis efeitos negativos da greve geral na Venezuela, que já duram cinco semanas consecutivas, na oferta mundial da commodity.

Neste sentido, os papéis das principais petrolíferas norte-americanas foram beneficiados, tendo encerrado em alta as ações da Exxon Mobil (+0,52%), da ChevronTexaco (+1,05%), da Amerada Hess (+1,08%) e da ConocoPhilips (+1,36%.

Continua depois da publicidade

Setor varejista deve ter pior desempenho nesse Natal

A Federated Deparment Stores (+2,14%), dona das redes de lojas de departamentos Macy’s e Bloomingdale’s, anunciou que espera que as vendas feitas pelas lojas abertas há pelo menos um ano apresentem queda de 2,5% em dezembro. Os investidores ficaram um pouco aliviados, visto que o número foi bem melhor do que a queda de 7,4% registrada em novembro.

Já a Wal-Mart (+3,15%), maior rede de varejo do mundo, estima que suas vendas apresentem alta de 2% a 3% em dezembro, frente ao mesmo mês do ano anterior, vindo em linha com o previsto na última semana.

Índices acionários amargam perdas no ano

O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, fechou em leve alta de 0,46% a 879 pontos, acumulando no ano forte baixa de 23,40%. Já o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em leve valorização de 0,35% atingindo 8.333 pontos e caindo 16,85% no ano.

Por outro lado, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,65% hoje, chegando a 1.340 pontos e acumulando no ano forte baixa de 31,32%.

Continua depois da publicidade



%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
S&P 500 +0,46 879 -6,08 -23,40
Dow Jones +0,35 8.333 -6,33 -16,85
Nasdaq C -0,65 1.340 -9,42 -31,32