Em meio ao nervosismo da eleição, bolsas dos EUA fecham a semana em queda

Índices fecham no vermelho a despeito do relatório mostrar maior geração de empregos; Apple cai mais de 3%

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO –  As principais bolsas norte-americanas acentuaram as perdas no decorrer do dia e encerram o pregão desta sexta-feira (2) no campo negativo, em meio à expectativa pelas eleições presidenciais norte-americanas, disputada entre o presidente democrata Barack Obama e seu opositor republicano Mitt Romney.

Com isso, o índice Dow Jones e Nasdaq terminaram a semana com queda de 0,11% e 0,19%, enquanto o S & P 500 registrou leve ganho de 0,16%.

Nesta sessão, o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em baixa de 1,26% a 2.983 pontos.  O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em desvalorização de 1,05% atingindo 13.090 pontos, enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou queda de 0,94% chegando a 1.414 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dados de emprego surpreendem
A queda acontece a despeito do relatório de emprego, que mostrou avanço na geração de empregos no país, e com os investidores atentos aos balanços trimestrais reportados por importantes empresas.

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos revelou que a taxa de desemprego do país subiu de 7,8% para 7,9% em outubro. Contudo, a geração de emprego registrou melhora acima das expectativas no período, passando de 148 mil postos de trabalho para 171 mil em outubro.  

Ainda na agenda econômica, as encomendas à indústria norte-americana subiram em setembro para 4,8%. O indicador registrou resultado acima do esperado pelo mercado e o maior aumento desde março de 2011. 

Continua depois da publicidade

Destaques corporativos
Entre as notícias em destaque no setor corporativo, a Apple registrou queda de 3,31%, no dia em que começou a vender o mini Ipad.

 A Verizon (-1,37%) também caiu após afirmar que seus resultados podem ser significativamente afetada pelo furacão Sandy. 

Também sofrendos as consequências da tempestade, a Delta (0,00%), que disse que cancelou 3.500 voos a afirma que o furação Sandy vai impactar negativamente seu lucro em outubro em US$ 20 milhões. 

Continua depois da publicidade

Entre as companhias que divylgaram os seus resultados, a Chevron (-2,77%) reportou lucro muito menor que o esperado nesta sexta-feira, com paradas para manutenção exacerbando a queda na produção de petróleo e gás natural e com um grande incêndio na planta da Califórnia atingindo o segmento de refino.

Já a Thomson Reuters Corp (-1,12%) reportou uma queda de 15% no seu lucro operacional por causa do declínio de receitas e custos mais elevados em sua divisão que serve a indústria financeira.

Economia encolhe na zona do euro
Enquanto isso, na Zona do Euro, a atividade industrial encolheu pelo 15º mês seguido em outubro, com queda na produção e nas encomendas, indicou uma pesquisa nesta sexta-feira (2), alimentando expectativas de novas medidas de flexibilização do Banco Central Europeu (BCE).

Publicidade

As fábricas eram a força motriz por trás de recuperação do bloco da última recessão, mas o abrandamento da atividade fabril, que começou em países periféricos, já envolveu membros centrais como Alemanha e França.

A atividade industrial da Alemanha também encolheu para oitavo mês seguido em outubro, com a queda da demanda na Europa e menores níveis de investimento na Ásia pesando sobre as novas encomendas de produtos alemães, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

 O Índice de Gerentes de Compras (PMI), do Instituto Markit, para o setor industrial da Alemanha caiu para 46,0 em outubro, ante 47,7 no mês anterior. A leitura final ficou levemente acima de dados preliminares, de 45,7, mas ainda abaixo de 50, o que indica contração da atividade.

Continua depois da publicidade

Confira o desempenho dos principais índices acionários norte-americanos:

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 S&P 500 -0,94 1.414 -2,45 +12,55 
 Dow Jones -1,05 13.090 -2,97 +7,17 
 Nasdaq -1,26 2.983 -4,85 +14,51