Em meio a rali das siderúrgicas, Levy diz que elevar a tarifa é “uma possibilidade”

Ações da Usiminas, CSN e Gerdau disparavam até 17% nesta quarta-feira, liderando os ganhos do Ibovespa

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse na manhã desta quarta-feira (18) que elevar a tarifa da importação do aço é “uma possibilidade”. Mais cedo, uma reportagem da Folha de S. Paulo apontava que o governo estuda aumentar imposto para proteger o aço brasileiro.

A notícia faz preço hoje na Bolsa, com a disparada das ações das siderúrgicas: Usiminas (USIM5), CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4) saltavam até 17%, segundo cotação das 11h50 (horário de Brasília), liderando os ganhos do Ibovespa. (Para saber mais sobre as ações, clique aqui). 

“Estamos olhando a questão da alíquota do aço”, disse o ministro nesta manhã a repórteres em Brasília. Segundo ele, elevar a tarifa de importação do aço talvez seja a possibilidade “mais óbvia, mas não necessariamente a melhor ou a mais permanente”.  

Ele comentou que o governo está estudando medidas que eventualmente sejam compatíveis com o investimento que foi feito na indústria do aço, mas também que não onerem inadequadamente outros setores. 

O ministro reforçou que a “questão do aço é global, há um excesso de oferta” e que é preciso criar uma política que defenda os interesse nacionais tanto do consumidor, quanto dos produtores e do próprio setor de aço. 

Levy disse ainda que é preciso focar na produtividade e “não apenas aproveitar importados ou deixar setor A ou B sem pagar imposto, mas uma coisa um pouco mais ambiciosa”.