Em compasso de espera, bolsas não apresentam trajetória clara

Investidores aguardam por indicadores nos EUA e reunião de líderes políticos na Europa; por aqui, dia conta com vencimento de opções sobre o Ibovespa

Publicidade

SÃO PAULO – Os mercados acionários não apresentam uma trajetória clara nesta quarta-feira (17), enquanto investidores esperam pelo encontro de líderes na União Europeia, que se inicia na próxima manhã, assim como aguardam por indicadores econômicos nos EUA.

Na Europa, os principais índices acionários registram ligeiros ganhos. A exceção fica por conta dos índices FTSE MIB e Ibex 35, que acompanham as negociações de Milão e Madrid e avançam mais forte, aos 1,27% e 1,74%, respectivamente. Já nos EUA os contratos futuros sinalizam indecisão, próximos da estabilidade.

Espera por encontro de líderes
A reunião de cúpula ocorre em um momento no qual a chanceler alemã Angela Merkel se mostra reticente com algumas decisões tomadas anteriormente. François Hollande, presidente francês, reforçou em entrevista ao The Guardian que Merkel deve parar de tentar reverter essas decisões, e disse que a chanceler está preocupada demais com questões domésticas. 

Às vésperas do encontro, a Moody’s não confirmou os rumores de que cortaria a nota soberana da Espanha, mas revisou a perspectiva para negativa. A agência de classificação de risco citou a possibilidade de compra ilimitada de títulos por parte do BCE (Banco Central Europeu), as reformas econômicas na Espanha e a reestruturação do setor bancário do país como fatores positivos.

Assim, há uma melhora perceptível no rendimento dos títulos públicos do país nesta manhã. Os papéis com vencimento em dez anos mostram queda de 4,93% nos yields, que chegam a 5,52%, em um dos níveis mais baixos do ano.

Além da expectativa pelas questões discutidas no encontro da União Europeia, os investidores esperam também por números no setor imobiliário norte-americano. O país divulgará, às 9h30 (horário de Brasília), o número de casas em início de construção e as permissões para novas obras em setembro.

Continua depois da publicidade

Vencimento de opções e China
Por aqui a agenda econômica é pouca movimentada. Entretanto, os investidores devem se atentar para o fato do dia ser de vencimento de opções sobre o Ibovespa, o que pode trazer uma volatilidade adicional ao índice.

Já na Ásia, depois do pregão, durante a noite, a China anunciará o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, em meio a uma cesta de indicadores, tais como a produção industrial e as vendas no varejo em setembro.