Publicidade
SÃO PAULO – Na expectativa pelos pedidos de auxílio-desemprego e pelo Relatório de Emprego, que sai na sexta-feira (1), os contratos do índices futuros norte-americanos operam sem tendência na manhã desta quinta-feira. Por sua vez, as bolsas europeias operam em baixa, também em compasso de espera pelo resultado dos testes de stress feitos com bancos irlandeses.
Após a Irlanda ter pedido auxílio econômico, os testes chamam bastante atenção, pois verificarão a capacidade das instituições financeiras de enfrentar períodos mais difíceis. Em meio a este cenário, a negociação das ações do Bank of Ireland e do Allied Irish Banks foi suspensa. Espera-se que as autoridades irlandesas anunciem injeção de outros € 20 bilhões nos bancos do país, o que colocará virtualmente todo o sistema bancário irlandês sob a tutela do Estado.
Para o Danske Bank, não só o resultado em si será importante, mas também as premissas adotadas terão que mostrar credibilidade, pois os mercados estão de olho em como o governo enfrentará essa necessidade de capital, particularmente se detentores privados de títulos da dívida terão que contribuir com a recapitalização.
No Japão, o pregão foi de alta para o índice Nikkei, em resposta à sessão positiva observada pelos mercados ocidentais na véspera. No entanto, na China, os temores quanto a inflação continuam em foco e rumores indicam que o PBoC (Banco popular da China) poderá anunciar um novo aumento da taxa básica de juro em breve, o que pressionou o principal índice do país.
Agenda
Já a agenda de indicadores econômicos neste pregão é robusta, principalmente nos Estados Unidos, e o mercado pode ser dominado por cautela, avalia o Dasnke Bank.
Os investidores começam a antecipar o Relatório de Emprego, que traz a criação de vagas na economia no último mês e a taxa de desemprego no período, mas aguardam também, ainda para esta quinta, os pedidos de auxílio-desemprego. Vale lembrar que, na véspera, o ADP Employment mostrou que o setor privado contribuiu com 201 mil novas vagas em março, o que levou o Dow Jones a alcançar a máxima em quase seis semanas.
Continua depois da publicidade
Além disso, destaque para o Chicago PMI, que mede a atividade manufatureira de Chicago, com expectativa de retração em relação ao mês anterior, para 69,5 pontos. Os pedidos à indústria devem avançar 0,4%, de acordo com o consenso de mercado compilado pela Briefing.
Na Europa, a prévia da taxa de inflação anual em março na região foi de 2,6%. Caso essa projeção seja confirmada, o ritmo de alta dos preços teria aumentado neste mês – em fevereiro, a inflação na Zona do Euro foi de 2,4%. No Brasil, a Nota de Política Fiscal do Banco Central e a Sondagem Industrial dividem atenções.