Elon Musk anuncia à SEC que quer desistir de comprar Twitter (TWTR34)

Bilionário norte americano já há algum tempo vinha denunciando que rede social não mostrou dados verdadeiros no acordo

Equipe InfoMoney

O bilionário Elon Musk

Publicidade

O bilionário Elon Musk notificou o Twitter (TWTR34) no fim da tarde desta sexta-feira (8) que quer por fim no seu acordo de US$ 44 bilhões pela compra da rede social. As ações da companhia despencam quase 6% no aftermarket de Nova York.

Em carta enviada à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), o advogado responsável pela parte de Musk afirmou que o Twitter não cumpriu suas obrigações contratuais – anteriormente, o dono da Tesla havia defendido que os executivos da rede social mentiram quanto ao número de contas falsas presentes na plataforma.

Musk defendeu publicamente que o número de usuários ativos e monetizáveis era menor do que o alegado pela rede social. Segundo o Twitter cerca de 5% das contas da plataforma são de bots, o que Musk contestou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Essa informação, de acordo com Musk, pesava no preço da companhia, uma vez que o número de usuários é base importante para se chegar à monetização da plataforma.

“O Twitter falhou ou se recusou a fornecer essa informação”, afirma o documento. Segundo a carta, a rede social rejeitou, por várias vezes,  entregar os números verdadeiros ou, quando o fez, fez de maneira “incompleta e inutilizável”.

Além dessa antiga polêmica, os advogados de Musk ainda denunciam que o Twitter mudou o curso de seu negócio, o que estava proibido em contrato, ao demitir recentemente um grande número de funcionários.

Continua depois da publicidade

Segundo comentários, dificilmente, porém, o caso está perto de acabar. Uma das clausulas contratuais impunha que no caso de Musk desistir de comprar ele seria obrigado a US$ 1 bilhão – o esperado, porém, é que o Twitter busque maiores números na justiça.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Tópicos relacionados