Eleição para presidência da Apimec termina hoje; conheça os candidatos

Analistas e profissionais de mercado escolherão até o próximo presidente da Apimec até a meia noite

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Esta quinta-feira (27) marca o último dia para que os analistas e demais profissionais de investimento votem para a escolha da presidência da Apimec (Associação Brasileira dos Analistas e dos Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais). Após onze dias de votação – entre os dias 17 e 27 – nesta próxima sexta-feira (28), às 12h (horário de Brasília), será conhecido o novo presidente da associação. A votação se encerra hoje, à meia-noite. 

E há duas alternativas para a Associação: a chapa União ou a chapa Governança. O candidato da situação é Reginaldo Ferreira Alexandre, que tem como vice David Rodolpho Navegantes pela chapa União. Na oposição, está o sócio-responsável pela área societária e de mercado de capitais do escritório Fernandes Figueiredo Advogados, Francisco Petros, com Marcos Oscar Tisser como candidato a vice na chapa Governança.

Francisco Petros, candidato da oposição, atua no mercado de capitais há cerca de trinta anos, é advogado especialista na área societária e de mercado de capitais e é também economista, tendo dirigido diversas instituições brasileiras e estrangeiras nas áreas de corporate finance, análise de investimento e administração de recursos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já Reginaldo Alexandre, da situação, é economista, com 20 anos de experiência na área de análise de investimentos, como analista, coordenador, organizador e diretor de equipes de análise de diversas instituições financeiras. 

A Apimec tem mais de 40 anos de existência e sempre foi uma das associações mais atuantes no mercado de capitais. Além disso, é entidade responsável pela autorregulação dos analistas do mercado de valores mobiliários, regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Para a votação, será adotada a cédula eletrônica única no pleito, podendo votar analistas e profissionais de investimentos associados. O regulamento pode ser conferido por este link

Um dos apoiadores da chapa oposicionista à presidência da Apimec, o conselheiro da associação e economista Francisco D’Orto, destaca a importância do processo democrático nessas eleições da mobilização dos analistas e profissionais de mercado. D’orto destaca a necessidade de maior transparência da instituição, ainda mais no momento atual de tantas mudanças políticas e econômicas que afetam o mercado de capitais. Segundo o analista, a oposição se apresentaria como mais isenta. “É necessária a maior isenção possível por parte da Apimec”, avalia D’orto, ressaltando que ela é parte fundamental para o trabalho dos analistas e profissionais de mercado e que pode facilitar a atuação dos profissionais. 

Dentre as propostas da chapa Petros-Tisser é criar uma estrutura moderna de governança corporativa, fazer uma revisão e uniformização dos estatutos sociais da Apimec Nacional e de todas as regionais, assim como adotar práticas modernas de transparência de informações e divulgação das demonstrações financeiras, na Apimec Nacional e regionais e criar um programa nacional de relacionamento com as empresas que atuam no mercado de capitais.

Continua depois da publicidade

Muitos dos apoiadores da oposição ainda criticam ainda o fato de Reginaldo Alexandre ser conselheiro fiscal da Petrobras (PETR3;PETR4) e não ter se mostrado atuante dentro do conselho. Outro problema teria sido a falta de um pronunciamento oficial da Apimec sobre a pressão exercida pelo governo contra manifestações de analistas que relacionaram a queda da Bolsa à reeleição de Dilma – como nos casos do Santander e da Empiricus. Procurada, a Apimec afirmou que o presidente da associação não irá se manifestar. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.