Electrolux demitirá mais de 3 mil funcionários e não cumprirá guidance anual

Empresa sofre com a queda da demanda pelos produtos fabricados; ações chegaram a recuar mais de 7% em Estocolmo

Publicidade

SÃO PAULO – A Electrolux, maior fabricante de utensílios domésticos da Europa, confirmou nesta segunda-feira (15) que demitirá mais de 3 mil empregados e abandou seu guidance para este ano, em virtude da redução das vendas nos principais mercados consumidores.

Com a queda da demanda, resultado da retração do crédito nos mercados, a empresa afirmou que não conseguirá alcançar sua meta de lucro anual, que gira em torno de 3,3 bilhões de coroas suecas.

A exemplo de suas rivais Whirlpool e KitchenAid, a companhia sueca reduzirá em 5% sua força de trabalho com as demissões, uma das últimas empresas do ramo a anunciar cortes no plantel de funcionários.

Não perca a oportunidade!

Segundo a empresa, as medidas, que serão implementadas entre o final deste ano e 2009, gerarão gastos de 1,2 bilhão de coroas suecas, que serão computados no quarto trimestre de 2008. Na outra ponta, a Electrolux espera economizar 1,1 bilhão de coras suecas.

Ações

Com a notícia, as ações da empresa recuam neste momento mais de 4% na Bolsa de Estocolmo. Durante a manhã, os papéis chegaram a se desvalorizar 7,4%.