El Salvador se torna 1º país a adotar o Bitcoin como moeda corrente

A Lei diz que o uso do Bitcoin deve ser "livre, ilimitado em qualquer transação e a qualquer título de pessoas físicas ou jurídicas públicas ou privadas"

ANSA Brasil

Publicidade

(ANSA) – O Congresso de El Salvador aprovou na noite desta terça-feira (8) uma lei que autoriza o Bitcoin como uma moeda corrente do país. Com isso, a pequena nação se torna a primeira do mundo a adotar uma criptomoeda com o intuito de “dinamizar a economia”.

“A Lei Bitcoin acaba de ser aprovada por maioria qualificada na Assembleia. 62 de 84 votos! História”, escreveu o presidente do país, Nayid Bukele, em sua conta no Twitter.

O projeto de legislação foi apresentado pelo próprio Bukele e, em tempo recorde, foi transmitido e discutido na Comissão de Finanças da Assembleia. O Congresso é liderado por partidos de apoio ao presidente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O texto cita que o uso do Bitcoin deve ser “livre, ilimitado em qualquer transação e a qualquer título de pessoas físicas ou jurídicas públicas ou privadas”. No entanto, a criptomoeda não substituirá o uso do dólar e a taxa de câmbio entre ambos “será definida livremente pelo mercado”.

Além de compra e venda, o uso de Bitcoin será aceito também para o pagamento de impostos.

Um ponto bastante criticado por opositores é que a lei determina que qualquer “agente econômico” deverá aceitar os pagamentos em criptomoeda”, mas a medida exclui aqueles que “não têm acesso às tecnologias que permitam transições em Bitcoin”. (ANSA)

Continua depois da publicidade

Invista nos fundos de criptomoedas mais acessíveis do mercado: abra uma conta gratuita na XP!