El Salvador aprova lei que abre caminho para títulos lastreados em Bitcoin

País planeja levantar capital para pagar dívidas e construir infraestrutura de mineração de BTC no país

CoinDesk

(Ulises Rodriguez/Getty Images)

Publicidade

A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou na quarta-feira (11) uma lei que regula a emissão de ativos digitais diferentes do Bitcoin, abrindo caminho para o lançamento de títulos lastreados na criptomoeda.

O projeto de lei aprovado ontem foi finalmente apresentado na Assembleia Legislativa no final de novembro de 2022, onde o partido de Bukele, Nuevas Ideas, tem ampla maioria. O PL teve 62 votos a favor e 16 contra.

Em novembro de 2021, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que pretendia levantar US$ 1 bilhão por meio dos novos títulos, mas a iniciativa ficou paralisada com a queda dos preços no setor.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O papel proposto ficou conhecido como Volcano Bonds (títulos de vulcão, em português), já que o dinheiro iria para – entre outras coisas – semear uma indústria de mineração de Bitcoin alimentada exclusivamente por energia renovável, proveniente em parte pelos vulcões ativos do país.

O plano do governo agora é lançar os títulos de Bitcoin em forma de criptomoeda, parceria com a corretora Bitfinex.

Em comunicado, a exchange, ligada à stablecoin USDT, afirmou que será provedora de infraestrutura para “um token digital que ajudaria El Salvador a levantar capital para pagar sua dívida soberana, dívida direta para a criação da infraestrutura de mineração Bitcoin e para financiar a construção da ‘Bitcoin City'”, uma cidade voltada para a criptomoeda que foi anunciada há um ano e meio, mas ainda não saiu do papel.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil