El Niño provoca queda na produção de grãos em Tocantins

Levantamento da safra de grãos divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta uma redução de 15%

Datagro

Preços da soja e derivados foram alguns dos responsáveis pela alta do IGP-M em abril (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O último levantamento da safra de grãos divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta uma redução de 15% na safra de grãos 2015/16 no Tocantins. Com isso, a produção agrícola deve ser de 3,58 milhões toneladas.  A queda é ainda maior em relação aos dados informados pela companhia em fevereiro, quando a redução na colheita foi estimada em 10%, com 4,22 milhões de t. 

 

Segundo a Secretaria da Agricultura do Estado, a queda na safra de grãos está relacionada com a escassez de chuvas, principalmente no mês de fevereiro, influenciado pela presença do El Niño na região.

Continua depois da publicidade

Para José Américo Vasconcelos,  diretor de Políticas da Agricultura e Agronegócio, se as previsões sobre o clima se confirmaram podem haver novas perdas nas lavouras tocantinenses. “A expectativa é de chuva abaixo do normal para os próximos três meses. Isso se torna preocupante tanto para o fechamento da colheita de soja, quanto para a produção do milho safrinha”, diz. 

As estimativas da Conab apontam uma redução de 11,4% para a soja no Estado, com colheita de 2,19 milhões de toneladas.  Para o milho é esperada uma produção de 763,13 mil toneladas, para o arroz de 551,61 mil toneladas.

A área plantada também teve redução de 3,2%, passando de 1, 24 milhões de hectares para 1,2 milhões. A soja teve aumento de área em mais de 2,4%, sainda de 849 mil hectares para 870, entretanto o crescimento da área de plantio foi prejudicado pela queda na produção.

Continua depois da publicidade